Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Tribunal de Justiça promove palestra para estudantes da Unibalsas

20/10/2021
Juliana Mendes

Por meio do Núcleo Permanente de Solução de Conflitos (NUPEMEC), o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) promoveu, nessa terça-feira (19), a palestra “O futuro profissional do Direito em face das novas tecnologias” para estudantes do primeiro ano do curso de Direito da Unibalsas – Faculdade de Balsas. A palestra foi ministrada pelo juiz Alexandre Abreu, coordenador do NUPEMEC, que está na comarca cumprindo agenda de trabalhos em prol da conciliação.

Na ocasião, o magistrado tratou sobre a evolução histórica da tutela de direitos dos cidadãos e cidadãs perante o Estado, falando sobre sistemas como o de autotutela, aristocrático, totalitário e democrático. Ele frisou ainda sobre a busca da universalização e efetividade dos direitos a partir da Constituição Federal de 1988 e sobre os investimentos do Poder Judiciário para garantir a entrega efetiva dos direitos às partes processuais.

Alexandre Abreu tratou ainda sobre a revolução tecnológica e a evolução exponencial das tecnologias na atualidade, seja por meio de plataformas digitais, portais ou aplicativos, recursos que podem ser aliados na busca por maior racionalização e integração no uso dos serviços judiciários. “Hoje dispomos de uma série de recursos como a estruturação de dados, machine learnig e algoritmos, que podem contribuir para uma maior resolução de conflitos do Direito”, observou.

Juiz Alexandre Abreu ministra palestra na UNIBALSAS

Para o estudante Daniel Guedes, a interação dos estudantes no início do curso com a vivência do Poder Judiciário é importante na sua formação enquanto pensadores, administradores e futuros operadores do Direito. “Que possamos levar os conhecimentos para nosso currículo e nossa futura profissão”, pontuou.

A professora Lisiane Sibele Lesacno, coordenadora do curso de Direito da Unibalsas, entende que esse tipo de parceria aproxima os estudantes da prática processual, complementando o que é visto em sala de aula. “Acredito que solução alternativa de conflitos representa o futuro da Justiça, onde as partes decidem os próprios litígios por meio de diversas formas”, opinou.

“A interação com o Poder Judiciário representa um fortalecimento do debate na formação dos estudantes em termos curriculares”, avaliou o professor de Filosofia do curso de Direito, César Augusto Danelle Junior.

Palestra Dr Alexandre Faculdade Balsas 3

 

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 3198.4300

GALERIA DE FOTOS