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TJMA lança novo sistema de comunicação do Telejudiciário com público

Inicialmente oferecido internamente, Interact disponibilizará, até início de novembro, atendimento com o que há de mais moderno, por meio de chat, voz, e-mail e Telegram ao público externo

19/10/2021
Paulo Lafene

O Poder Judiciário do Maranhão lançou, nesta terça-feira (19), um novo sistema de comunicação do Telejudiciário com cidadãos e cidadãs, por meio da versão de ponta do Interact, uma plataforma de comunicação em nuvem que otimiza a operação de atendimento multicanal, de forma simultânea, por chat, e-mail e Telegram, que somam-se ao serviço de voz, já oferecido por ligação telefônica (0800-7071581 / (98) 3194-5555).

Inicialmente, o sistema passa a ser oferecido a magistrados, magistradas, servidores e servidoras do Judiciário, com acesso via Intranet, mas a versão aberta ao público externo deverá ser disponibilizada até o início de novembro.

O lançamento ocorreu na sede da Ouvidoria do Judiciário, no Fórum Desembargador Sarney Costa, em São Luís, com a presença dos desembargadores Lourival Serejo (presidente do TJMA), Paulo Velten (corregedor-geral da Justiça), Kleber Carvalho (ouvidor do Judiciário), Vicente de Castro (ouvidor substituto), Jorge Rachid (idealizador do Telejudiciário) e Francisca Galiza; das juízas Andréa Perlmutter (diretora do Fórum) e Márcia Chaves; do superintendente regional da empresa Dígitro, Denis de Souza, além de equipes do Telejudiciário, Ouvidoria e Informática do TJMA.

Lançamaneto do Interact Telejudiciário - foto de desembargadores com equipe

“Nessa pandemia, a palavra-chave é comunicação”, destacou o presidente Lourival Serejo, ao lembrar que, desde a fase de isolamento social, todos os dispositivos, órgãos de comunicação do Judiciário, pessoas e aplicativos foram utilizados ao máximo, com o entendimento de não deixar ninguém – seja servidora, servidor ou a população – sem comunicação. Enfatizou que o novo dispositivo vai contribuir para a política de comunicação ser mais dinâmica e avançada.

Lançamaneto do Interact Telejudiciário - presidente observa tela

Ao abrir o evento de lançamento dos novos canais de comunicação com o público, o desembargador Kleber Carvalho considerou a data motivo de júbilo para todos. “Isso sempre foi um grande sonho do Telejudiciário”, revelou o ouvidor do Judiciário.

O presidente do TJMA elogiou o trabalho do desembargador Kleber Carvalho à frente da Ouvidoria e do desembargador Jorge Rachid, que inaugurou o serviço Telejudiciário.

Jorge Rachid relembrou a trajetória do Telejudiciário e ressaltou a importância da administração do desembargador Lourival Serejo à frente do TJMA, por meio de investimentos em informática, assim como o trabalho do juiz Ferdinando Serejo, coordenador do Laboratório de Inovação do Poder Judiciário do Maranhão – ToadaLab.

“Tudo em informática, esse investimento maciço – que ele faz na administração dele – fez com que o Judiciário não padecesse de críticas”, disse Rachid, ao elogiar o presidente do TJMA, reforçando também o bom desempenho do desembargador Kleber Carvalho na Ouvidoria.

Lançamento do Interact Telejudiciário - desembargador Rachid observa tela

Para o corregedor-geral da Justiça, inovação nunca é demais, sobretudo na instância da Ouvidoria, por ser, normalmente, o primeiro canal de acesso de comunicação que o cidadão tem com o Poder Judiciário e por meio do qual deixa as primeiras impressões dos serviços.

“E se essas impressões, hoje, elas, normalmente, vêm através dos aplicativos, a gente tem que evoluir para isso. Eu sempre disse e reafirmo que a Ouvidoria é o canal que o Judiciário tem de contato e de diálogo com o cidadão. Quando a gente se abre para ouvir as queixas, as sugestões, os elogios, a gente tem como aprimorar, de forma mais adequada, o novo serviço”, explicou Paulo Velten.

EFICAZ E RÁPIDO

O chefe da Divisão do Telejudiciário, Fábio Martins, lembrou que o serviço é parceiro da Corregedoria, da Diretoria de Recursos Humanos, registra audiências de conciliação, agenda casamentos comunitários, além de atender as pessoas que fazem solicitações, reclamações, denúncias, pedidos de informação, elogios e outras manifestações.

“A missão do Telejudiciário é abrir as portas do Judiciário ao acesso eficaz, fácil e rápido”. Martins explicou que o serviço já dispunha do formulário eletrônico, por meio do sistema Attende, e do Easy Call, mas, com os avanços, somente o canal de voz deste último não atendia mais a população.

A opinião é compartilhada por Denis de Souza, da Dígitro, certificada pelo governo brasileiro como empresa estratégica de defesa, que atende instituições judiciárias, o Exército, a Marinha e outros clientes.

Inauguração Serviço - Telejudiciário

NA PONTA

“O que vocês estão fazendo aqui está na ponta, muito na frente de todas as instituições que estão na nossa região. Diria até que pouquíssimas no Brasil têm o que vocês estão construindo aqui”, anunciou Denis de Souza.

Com o novo sistema, o e-mail telejudiciario@tjma.jus.br passa a integrar o sistema de call center (central de atendimento), assim como os novos serviços de chat e Telegram – este último a ser implantado em breve. O e-mail ouvidoria@tjma.jus.br também continua sendo oferecido ao cidadão.

Para o atendimento temporário apenas pela Intranet – exclusivo para servidoras e servidores – basta clicar na aba laranja, no canto inferior direito da tela (“Clique para iniciar atendimento”) e depois se identificar, escolher o serviço desejado e clicar em “iniciar”.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98)3198-4370

 

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