2º Cejusc do TJMA disponibiliza sala de videoconferência para população 

Neste ano, o Centro de Conciliação já realizou mais de 790 audiências, com 77% de acordos 
23/07/2021
Amanda Campos

Com o intuito de facilitar o acesso da população ao Judiciário, o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania do Tribunal de Justiça do Maranhão (Nupemec/TJMA) está disponibilizando uma sala de videoconferência, no 2º Centro de Conciliação de São Luís, localizado na Rua do Egito, nº 218, Centro. 
 
No local, os cidadãos e as cidadãs poderão dialogar e resolver questões processuais (com ação judicial em andamento) ou pré-processuais (sem ação judicial), de forma rápida e simples, por videoconferência.

As instalações contam com toda a infraestrutura necessária para a realização de sessões de conciliação virtuais: computador, com câmera de vídeo e caixas de som, com acesso à internet; móveis; além de uma equipe devidamente capacitada para receber e orientar as partes.  
 
O 2º Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da capital é vinculado ao Nupemec do TJMA, presidido pelo desembargador José Luiz Almeida e coordenado pelo juiz Alexandre Abreu.  

O juiz coordenador do Nupemec do TJMA, Alexandre Abreu, explica que a medida atende a uma recente recomendação do CNJ (Recomendação nº 101, de 12/07/2021).

"A medida orienta pela disponibilidade de ambientes de audiências, nas modalidades presenciais e mistas, que assegurem o distanciamento social preventivo da contaminação da COVID19, às pessoas que não detêm acesso à internet e a outros meios de comunicação digitais e/ou que não tenham possibilidade ou conhecimento para utilizá-los, denominados de 'excluídos digitais', pontuou.

A secretária do 2º Cejusc, Jacy Beckman, enfatiza que todas as medidas sanitárias de prevenção à Covid-19 estão sendo tomadas, no local, para a realização das audiências, que acontecem de segunda a sexta-feira, de forma presencial, das 8h30 às 13h; ou por videoconferência, das 8h30 às 15h. 

DEMANDAS 
 
O 2º Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania atende demandas pré-processuais e processuais cíveis e de família, tais como: cobrança, vizinhança, divórcio, pensão alimentícia, dentre outras. 
 
ÊXITO 
 
Só neste ano, no período de janeiro a 15 de julho de 2021, o 2º Cejusc já realizou 798 audiências, totalizando 613 acordos, o que representa um percentual médio de 77% de êxito. 
 
Nesse mesmo intervalo, a equipe do Cejusc também realizou mais de 560 atendimentos a distância pelo Whatsapp Business, por e-mail e por telefone, para cadastramento de audiências, envio de homologações, além de esclarecimentos. 

AGENDAMENTO  
 
Para agendar uma sessão de conciliação, presencial ou por videoconferência, junto ao 2º Cejusc, basta entrar em contato por e-mail 2cejusc-slz@tjma.jus.br, telefone e WhatsApp: (98) 3261-6280/ (98) 3261-6281, ou presencialmente (Rua do Egito, nº 218, Centro),
 


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