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Desempenho de Sustentabilidade do TJMA é tema de nova reunião

Encontro apresentou situação do IDS para diretores do Tribunal e consultoria do Grupo Falconi

23/07/2021
Ascom/TJMA

A Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável do Tribunal de Justiça do Maranhão, com participação de seu Núcleo Socioambiental, promoveu, nesta quinta-feira (22), mais uma reunião para discutir parâmetros e alinhar o planejamento de gastos e consumo de bens e serviços, com o intuito de melhorar o Índice de Desempenho de Sustentabilidade (IDS) no Judiciário maranhense.

Desta vez, o presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável, desembargador Jorge Rachid, comandou o encontro para alertar todos os setores da importância do IDS, em busca de sugestões e soluções, com a presença de todos os diretores do Tribunal de Justiça e representantes do Grupo Falconi, empresa especializada em gestão administrativa, contratada para prestar consultoria técnica ao TJMA, como parte da iniciativa do Tribunal de executar um amplo projeto de modernização e aprimoramento da gestão administrativa e financeira.

O desembargador fez um balanço do desempenho do TJMA no ano de 2020, em avaliação feita pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e convocou todos a um esforço unido para fazer o TJMA figurar entre os primeiros colocados de todo o Brasil. Jorge Rachid destacou que merecem aplausos atividades já desenvolvidas pelo Tribunal, como consumir menos papel, deixar de utilizar copos descartáveis e plantar árvores, mas ressaltou que é preciso mais.

“Nós temos que detectar locais onde estamos gastando sem racionalidade”, alertou o desembargador.

ÁGUA E ENERGIA

O servidor Paulo Dominice, do Núcleo Socioambiental, apresentou os dados estatísticos de padrão de consumo e gastos do Judiciário estadual e a comparação com outros tribunais, feita pelo CNJ, que apresenta indicadores e atribui notas para cada instituição. Segundo ele, consumos de energia e de água são as variáveis mais fortes cobradas pelo CNJ, que exige economia. O servidor elencou outros indicadores que requerem atenção, como consumo de resmas de papel, água envasada per capta e copos descartáveis, estes últimos com um tratamento muito positivo pelo TJMA, que os eliminou.

O juiz Ferdinando Serejo, coordenador do laboratório de inovação ToadaLab, apontou a necessidade de atenção no preenchimento de formulários e fornecimento de informações. “Os órgãos de gestão do Poder Judiciário têm que padronizar a coleta de dados, da forma que estão sendo pedidos”, indicou.

O juiz coordenador da Assessoria de Gestão Estratégica e Modernização do TJMA, Ângelo Santos, observou que o Núcleo Socioambiental tem feito muitas ações voltadas para a melhoria do IDS, mas disse que é preciso ampliar, com acesso aos sistemas, para controle, monitoramento, visualização, mas também para implementar ou indicar ações junto aos setores.

O presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável sugeriu caminhos que o Grupo Falconi deve focar e dar respostas em relação aos dados apontados. “O nosso interesse, o nosso objetivo é fazer o nosso Tribunal melhor”, resumiu Jorge Rachid.

O diretor-geral do TJMA, Mário Lobão, disse que é preciso viver uma nova realidade, apesar dos contratos já bem favoráveis ao Judiciário, firmados ultimamente, lembrando que a equipe de diretores tem enxugado muito os gastos nas gestões mais recentes, mas ressaltou que o TJMA é um dos que têm o maior tempo de expediente, com funcionamento durante dez horas, atualmente, enquanto outros funcionam apenas durante seis horas.

SINERGIA

Bayard Loureiro, um dos quatro representantes do Grupo Falconi na reunião, destacou a necessidade de trabalhar a comunicação, a mudança de cultura e comportamento, capturar melhorias para o sistema, disseminar para todos e reconhecer a inovação que leva a boas práticas. Disse que a consultoria pode ajudar a refinar o conhecimento técnico existente no Judiciário e que as equipes têm que conversar para ajustar a sinergia de trabalho.

O desembargador Jorge Rachid pediu uma reflexão sobre o que é justo e necessário para cada setor ou unidade, a fim de investir de maneira racional.

O diretor financeiro do TJMA, Amudsen Bonifácio, disse que, dentro das unidades tomadoras de decisão, está sendo feito um trabalho de avaliação de eficiência. Em relação à energia elétrica, por exemplo, ele citou que o Tribunal vai conseguir estabelecer boas referências, à medida que conseguir cruzar informações de cada unidade judicial separadamente, para comparar os consumos e descobrir quais as que têm boas práticas. “Nós, como gestores, temos ferramentas para induzir essa mudança de comportamento”, frisou.

A diretora de Auditoria Interna, Jurema Santos, pontuou que um dos propósitos da consultoria é a gestão da despesa e que é importante o monitoramento mensal de cada um dos índices apresentados.

O desembargador Jorge Rachid sugeriu uma nova reunião na próxima semana, com a análise dos dados por todos. “Nós temos todas as ferramentas para ir para o primeiro lugar”, finalizou Rachid.

Também participaram do encontro os diretores André Mendes (FERJ); Danielle Mesquita (RH); Maria do Socorro de Sousa (Administrativa); Paulo Rocha (Informática) Tenente Coronel Alexandre Magno (Segurança); Tyara Oliveira (Engenharia); a subdiretora Mariana Clementino; o assessor-chefe de Comunicação, Antônio Carlos de Oliveira; os servidores Fernanda Moura de Almeida da Silva (representando a diretora judiciária Denyse Batista), Hayla Castelo Branco, Patryckson Marinho Santos e os consultores Flausino Faria, Lucas Matos e Priscila Silva (Grupo Falconi).

Agência TJMA de Notícias
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