Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Presidente do TJMA empossa juiz em São Luís

Francisco Soares Reis Júnior tomou posse na Comarca da Ilha de São Luís

22/07/2021
Danielle Limeira

O presidente do TJMA, desembargador Lourival Serejo, deu posse ao juiz Francisco Soares Reis Júnior na Comarca da Ilha de São Luís, nesta quinta-feira (22). O magistrado foi removido pelo critério de merecimento, da 2ª Vara Criminal da Comarca de Timon, de entrância intermediária, após aprovação do Pleno do Tribunal de Justiça em sessão administrativa do dia 21 de julho. 

O desembargador Lourival Serejo parabenizou o magistrado – que chega à entrância final, após 18 anos na magistratura – enaltecendo o merecimento do juiz após anos de dedicação. “Estamos de braços abertos para recebê-lo. É um momento de muita satisfação para a magistratura maranhense, que sempre se orgulha de seus discípulos. Momento de glória e de contentamento tanto pessoal, quanto profissional”, declarou o presidente.

O juiz Francisco Soares Reis Júnior afirmou que inicia um novo ciclo em sua trajetória como magistrado, parafraseando Fernando Pessoa sobre o “tempo da travessia”. “Em algum momento da nossa vida é preciso fazer uma travessia para termos novos desafios e alcançarmos novas metas. Ao mesmo tempo, renovamos a motivação, a vocação no ofício de julgar e a convicção de que nós somos servidores públicos e estamos aqui à disposição da população para prestar o melhor serviço que podemos executar”, afirmou o juiz.

Em seu discurso, Francisco Reis relembrou sua avaliação para o vitaliciamento – avaliação de desempenho jurisdicional de um magistrado ou magistrada – feita pelo presidente do Tribunal, quando juiz corregedor, em visita à Comarca de Arame, onde foi titularizado. “Muitos anos depois, quando eu visualizei a possibilidade de ser promovido na gestão de sua presidência, senti a sensação de um ciclo fechar de uma forma brilhante, de uma forma simbólica e fazer essa travessia depois de 18 anos”, disse o magistrado ao presidente, desembargador Lourival Serejo.

Dirigindo-se aos colegas de turma da magistratura ali presentes, aos juízes Ferdinando Serejo e Holídice Barros, Francisco Reis afirmou de forma emocionada: “nós fomos jovens e voltamos de cabelos brancos, com experiências, mas, principalmente com a renovação da vocação e a sensação de que o preparo jurídico é fundamental para evitar qualquer moralismo”.

A solenidade de posse finalizou com o agradecimento do pai do magistrado, o advogado Francisco Soares Reis. “A herança do ser humano é sua descendência. É uma herança que nenhum patrimônio alcança. Estou muito feliz e desejo êxito na missão de estabelecer a Justiça no Estado”, concluiu.

Francisco Soares Reis Júnior figurou entre os juízes mais novos da magistratura maranhense, ao iniciar sua carreira como juiz aos 24 anos de idade, em dezembro de 2003. Atuou como titular nas comarcas de Arame, Humberto de Campos, Coroatá e Timon.

O termo de posse foi lido pelo diretor-geral do TJMA, Mário Lobão. Também participaram da solenidade, os familiares do magistrado, o juiz Júlio Prazeres e o assessor de desembargador, Raimundo Júnior.

Desembargador Lourival Serejo empossa juiz Francisco Soares Reis Junior na Comarca de São Luis

Familia do juiz Francisco Soares Reis Júnior

 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198.4300

GALERIA DE FOTOS