Poder Judiciário/Mídias/Notícias

UMF apresenta estrutura e divulga ChatBot a conselhos de comunidades

19/07/2021
Ascom/TJMA

A Unidade de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Tribunal de Justiça do Maranhão (UMF/TJMA), coordenada pelo desembargador Marcelo Carvalho Silva, reuniu-se por videoconferência com representantes do Conselho da Comunidade de São Luís e de conselhos de outros cinco municípios maranhenses, para a apresentação da estrutura e do trabalho realizado pela Unidade, bem como para a divulgação do projeto ChatBot, que beneficia o público que busca orientações e soluções para cidadãos privados de liberdade.

A iniciativa vai ao encontro da pactuação firmada entre CNJ/DMF (Conselho Nacional de Justiça/Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas) e TJMA/GMF (Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário), que busca o fortalecimento de cada Conselho da Comunidade na execução penal, compreendendo-os como importante mecanismo de assistência, comunicação e defesa dos direitos das pessoas privadas de liberdade. 

A reunião virtual foi conduzida pela coordenadora executiva da Unidade de Monitoramento Carcerário do TJMA, Thaís Silva Muniz.

UMF e Conselhos das Comunidades foto 4

Em seguida, a coordenadora estadual do Programa Fazendo Justiça, do Conselho Nacional de Justiça, Cláudia Gouveia, falou sobre a importância dos conselhos das comunidades e o fomento do CNJ para o seu funcionamento.

O chefe da Divisão Estrutural Técnica, Dalton Luís Melo, e o servidor Jesus Martins fizeram a apresentação da ferramenta ChatBot, da UMF, aos participantes da reunião.

Reunião UMF e Conselhos das Comunidades foto 2

INNOVARE

O ChatBot é um dos seis projetos inscritos pelo TJMA na 18ª edição do Prêmio Innovare. É um software que estabelece uma conversa entre o usuário e um programa de computador da UMF, por meio do aplicativo Telegram (@umfchatbot), no qual podem ser feitas todas as solicitações de informações referentes às condições de processos judiciais, saúde prisional, medidas socioeducativas, dentre outros programas em que a UMF atua.

Ao final, as chefes das Divisões Jurídicas da UMF e do Programa Começar de Novo, Luciana Braga e Perla Milhomem, respectivamente, explicaram aos conselheiros o trabalho desenvolvido por ambas as divisões, principalmente em relação às demandas recebidas por intermédio do aplicativo Chatbot UMF.

UMF e Conselhos das Comunidades foto 3

Participaram do encontro os presidentes dos Conselhos das Comunidades de São Luís (Gérson Lélis); Imperatriz (Walmir Nogueira da Silva);Tutóia (Rejane Oliveira da Silva); Açailândia (Wagner, representando Francisco Salvador); Araioses (Analice Alves) e Igarapé Grande (Manoel Dantas).

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS