Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Núcleo Socioambiental destaca iniciativa do Fórum com decoração junina sustentável

Ao todo, foram utilizadas mil capas de papelão de processos arquivados e aptos para o descarte

22/06/2021
Ascom/TJMA

Em consonância com o Núcleo Socioambiental do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), presidido pelo desembargador Jorge Rachid, a decoração sustentável no Fórum Desembargador Sarney Costa, localizado no Calhau, ficou repleta por bandeirinhas confeccionadas com um material diferente: capas de processos arquivados e aptos para o descarte, embarcando nas comemorações juninas, festividade tradicional regida por momentos marcantes da cultura maranhense e brasileira.

A iniciativa foi uma idealização da diretora do Fórum, a juíza Andréa Perlmutter Lago, com o apoio do Arquivo e da empresa de Serviços Gerais, Gestor.  A concretização da ideia contou com a ajuda dos funcionários da empresa, que colaboraram no recorte das bandeirinhas e na montagem no espaço. Ao todo, foram utilizadas mil capas de processos de papelão que seriam destinados para a reciclagem da Cooperativa. 

Para a juíza Andréa Perlmutter Lago, a ação atende ao Plano de Logística Sustentável do Judiciário (PLS-PJ), que é um importante aliado do TJMA na efetivação de ações voltadas para a responsabilidade socioambiental. Desenvolvido pelo Núcleo Socioambiental, o Plano passou a vigorar em março de 2016, no âmbito do Judiciário maranhense. “Desde o início da gestão, nós temos pautado ações visando a sustentabilidade. O TJMA possui um núcleo que realiza ações voltadas para o meio ambiente. Nesse sentido, começamos a pensar que nessas datas importantes e comemorativas, o Fórum tem que se unir nessa questão ambiental”, ressaltou Lago. 

O objetivo do Núcleo é promover práticas ecoeficientes no ambiente de trabalho, com a finalidade de adequar o gasto público ao uso sustentável dos recursos naturais e bens públicos, além da redução do impacto negativo das atividades do órgão no meio ambiente.

Essa foi a segunda ação sustentável no Fórum. Conforme a diretora do Fórum, em dezembro do ano passado, foram reaproveitadas caixas de processos para a confecção de uma árvore de natal. Após as bandeirinhas serem retiradas, elas voltarão para Cooperativa, onde serão trituradas e reutilizadas na produção de outros materiais. “A ideia é essa, aproveitar o que nós temos e fazer o bem pelo próximo, já que a Cooperativa trabalha com 26 famílias que se sustentam a partir dessas ações”, declarou  Lago.

Chapéus de São João

 

Agência de Notícias do TJMA

asscom@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS