Poder Judiciário/Mídias/Notícias

ESMAM inicia novo módulo do curso de Segurança Institucional

A capacitação é destinada aos juízes, juízas, servidores da Diretoria de Segurança Institucional e Gabinete Militar

22/06/2021
Ascom TJMA

Juízes, juízas e servidores da Diretoria de Segurança Institucional e Gabinete Militar do Tribunal de Justiça do Maranhão (DSIGM – TJMA) iniciaram, nesta terça-feira (22), o Curso de Segurança Institucional (SEGINST - Módulo 3). Os participantes estão divididos em cinco turmas e as atividades realizadas em duas etapas. A primeira nos dias 22 e 23 de junho, no 24º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS); e a segunda, de 29 de junho a 1º de julho, no Centro de Aperfeiçoamento Tático-Operacional da Polícia Federal (CATO-PFMA), em São Luís.

Com duração de 54 horas, a capacitação é coordenada pela Comissão de Segurança Institucional do TJMA e Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), com o apoio do Exército Brasileiro, Polícia Federal (SR/MA) e Associação dos Magistrados (AMMA).

CURSO DE SEGURANÇA INSTITUCIONAL -  22 DE JULHO

Cerca de 200 magistrados já foram capacitados, nos polos de São Luís, Imperatriz e Caxias, com metodologia específica, que consiste na compreensão da atual situação de vulnerabilidade do Poder Judiciário e domínio dos principais protocolos de segurança adotados na proteção de magistrados e magistradas.

A ESMAM é a escola judicial referência no país na realização da capacitação em segurança institucional. Desde 2015, foram ofertadas 10 turmas (Módulos 1 e 2), beneficiando mais de 130 juízes estaduais, além de integrantes da Justiça Federal, Ministério Público, Justiça do Trabalho, Defensoria Pública e servidores de outros tribunais e órgãos parceiros.

 

INOVAÇÕES

Nessa fase, o curso traz inovações no conteúdo programático e os inscritos poderão aprofundar conhecimento adquiridos nos módulos anteriores, sobre noções e técnicas de autodefesa para proteção de suas integridades, com ênfase em condutas de segurança preventiva nas mais diversas situações do dia a dia e do trabalho, com aulas práticas de tiro defensivo e estudos de casos.

Na solenidade de abertura, realizada na Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), o desembargador Raimundo Barros, presidente da Comissão de Segurança Institucional, destacou que o crescimento da criminalidade organizada e as ações desencadeadas por facções criminosas brasileiras, geram para o Poder Judiciário uma crescente preocupação e necessidade de adoção de medidas para aumentar a segurança das unidades judiciárias, dos juízes e servidores.

CURSO DE SEGURANÇA INSTITUCIONAL - ABERTURA - 21 DE JULHO

“A proposição desse curso avançado advém da constatação do cenário complexo e ambíguo em que está inserido o Judiciário, sujeito a ameaças diárias, feitas por meio de ataques a seus principais ativos institucionais”, reforça.

O magistrado acrescentou que o TJMA conseguiu desenvolver de forma proativa, nos últimos anos, todas as recomendações do Conselho Nacional de Justiça sobre o tema, o que levou o tribunal maranhense a figurar entre os tribunais mais bem avaliados quanto à estrutura de segurança institucional, de acordo com os últimos diagnósticos de segurança realizados pelo CNJ.

Também estavam presentes o coronel Alexandre Magno (diretor de Segurança Institucional), o juiz Holídice Cantanhede (presidente da AMMA), Osman Bacellar Neto (secretário-geral da ESMAM) e o instrutor Marcelo Sperandio (Serviço Aeropolicial da Polícia Civil de Santa Catarina).

INSTRUTORES

Marcelo Esperandio, bacharel em Direito, com pós-graduação em Direito Constitucional e Atendimento Pré-Hospitalar Policial (Escola Superior de Polícia da PCPR. Agente do Serviço Aeropolicial da Polícia Civil de Santa Catarina (SAER/PCSC), com experiência em Departamento de Investigação Criminal e Grupo de Diligências Especiais. Instrutor Credenciado da ACADEPOL - PCSC, Academia DEAP/SC e ACADEPOL - PCPR.

Clauz Rodrigo dos Santos Chagas é escrivão da Policial Civil, com capacitação em Intervenção Tática (Grupo Tigre PCPR), Cumprimento de Mandados de Alto Risco com Habilitação para Fuzil (DEIC - ACADEPOL – SC) Estágio de Operações Policiais (CORE – PCRJ). Bacharel em Nutrição.

Enio Bolivar de Albuquerque é Coronel R/R da Polícia Militar de Alagoas. Bacharel em Direito, com pós-graduação em Segurança Pública (CAO – APMSAM) e participação na Conferência Anual SWAT – DALLAS (TEXAS-USA). Instrutor Low Light (COPA – PCAL). Palestrante no Brasil e Exterior sobre o tema da Baixa Luminosidade.

 

esmam@tjma.jus.br

Facebook - @esmam.tjma

Instagram - esmam_tjma

 

 

GALERIA DE FOTOS