Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA avança na elaboração do Planejamento Estratégico 2021/2026

15/06/2021
Juliana Mendes

Nesta segunda-feira (14), o Tribunal de Justiça do Maranhão avançou em mais uma etapa do projeto de “Modernização da gestão administrativa com foco em eficiência e resultados”, com a realização de Workshop para apresentação e discussão das Opções Estratégicas para constar na proposta do Planejamento Estratégico do Poder Judiciário para o período 2021/2026. O Workshop contou com a participação do presidente do TJMA, desembargador Lourival Serejo; do juiz coordenador da Assessoria de Gestão Estratégica e Modernização do TJMA, Angelo Santos; diretores, diretoras, juízes auxiliares do TJ e da Corregedoria e membros dos Comitês Deliberativo e Estratégico, além dos consultores do Grupo Falconi - empresa especializada em gestão administrativa, contratada para prestar consultoria técnica ao TJMA na execução do projeto.

Dividido em três partes, o projeto de modernização contempla inicialmente a definição das prioridades do Tribunal, por meio da revisão do Planejamento Estratégico para o período de 2021-2026, em conformidade com os macrodesafios e indicadores dispostos na Resolução Nº 325/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

A proposta deve adequar as estratégias e projetos prioritários da atual gestão aos objetivos do mapa estratégico, com prazo de conclusão para o mês de junho de 2021, passando pela apreciação do Plenário da Corte. O Planejamento Estratégico de 2021-2026 objetiva promover uma mudança significativa do modelo de atuação do TJMA, que pretende tornar-se um Tribunal reconhecido nacionalmente pela prestação jurisdicional de qualidade, por meio de práticas modernas e inovadoras de gestão.

Durante o Seminário, os consultores apresentaram os resultados do trabalho efetivado nas etapas anteriores do projeto, com a realização de Workshop para definição da Identidade Organizacional, de reuniões com os grupos de trabalho para a definição do escopo, plano de trabalho e qualificação das Opções Estratégicas. Ao todo, foram formados 15 grupos de trabalho no âmbito da administração, com a participação de mais de 60 servidores, servidoras, magistrados e magistradas, que já realizaram mais de 45 reuniões para a discussão de 21 Questões Estratégicas que resultaram em mais de 40 Opções Estratégicas.

As Opções Estratégicas envolvem temas ligados a (1) Sociedade, com questões ligadas às temáticas da diversidade, sustentabilidade e acesso à Justiça; (2) Aprendizado e Crescimento, que envolve capacitação de servidores, servidoras, magistrados e magistradas, meritocracia, saúde e qualidade de vida; (3) Fiscal, com questões ligadas ao equilíbrio orçamentário; e (4) Processos e Estrutura, envolvendo questões de maturidade de TI, proteção de dados, desmaterialização, estrutura e segurança física, força de trabalho, celeridade processual no 1º e 2º Graus e redução da burocracia, entre outras.

Segundo os consultores e membros dos Comitês Deliberativo e Estratégico, a próxima etapa consiste na elaboração do Mapa Estratégico, fase que vai categorizar e priorizar os projetos e ações estratégicas feitas pelos grupos de trabalho; definir o portfólio de projetos estratégicos; formalizar o portfólio de projetos estratégicos; elaborar e validar o mapa estratégico e o portfólio dos projetos estratégicos.

Saiba mais sobre o andamento do projeto:

PROJETO 

O Projeto de Modernização da Gestão Administrativa com foco em eficiência e resultados foi lançado no dia 29 de abril de 2021, objetivando promover modernização e aprimoramento da gestão administrativa e financeira no âmbito do Judiciário maranhense, com a duração de oito meses entre as fases de planejamento, captura, controle e apresentação de resultados.
A segunda parte contempla a modernização da gestão administrativa com foco em eficiência e resultados, prevendo a geração de recursos para viabilizar as melhorias planejadas através da eficientização da arrecadação e de seus processos, bem como otimização das despesas das Diretorias e Comarcas, com ações de melhoria nas estruturas de trabalho, sistemas, pessoas e processos que alavanquem os principais resultados e possibilitem maior investimento.

A terceira parte do projeto vai atuar por meio da implementação da Gestão de Risco e Compliance, para prevenção do desvio de conduta e aperfeiçoamento dos mecanismos de controle, com o fim de mitigar os riscos institucionais e operacionais do Poder Judiciário.

Durante o lançamento do Projeto, o presidente do TJMA, desembargador Lourival Serejo, avaliou que a iniciativa pretende promover ampla transformação na gestão administrativa do Poder Judiciário maranhense durante sua gestão à frente da Corte, marcada pelas limitações causadas pela pandemia do novo Coronavírus. “O projeto representa uma grande oportunidade para a instituição, com a geração de novos conhecimentos e novos modelos de governança e gestão”, observou.

Agência de Notícias do TJMA

asscom@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS