Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Inauguração do ToadaLab será nesta terça, 15

Laboratório de Inovação do TJMA conta com estrutura física no Fórum de São Luís

14/06/2021
Danielle Limeira

A partir desta terça-feira (15), o Poder Judiciário do Maranhão contará com um ambiente criativo, de colaboração e inovação, projetado para criar condições favoráveis para produção de ideias e soluções inteligentes para os desafios do Poder Judiciário do Maranhão. 

O ToadaLab – Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), com estrutura física no Fórum de São Luís, 4º Andar, Ala 6 – será inaugurado no dia 15 de junho, às 17h, com transmissão ao vivo pelo youtube/tjmaoficial.

O ToadaLab, coordenado pelo juiz Ferdinando Serejo, faz parte do Comitê de Gestão de Inovação, responsável por elaborar e implementar o programa de gestão da inovação no Poder Judiciário, conforme a Resolução GP – 312020, assinada pelo presidente da Corte, desembargador Lourival Serejo, que instituiu o Comitê.

 A inovação é encarada pelo presidente do TJMA como uma das estratégias centrais da atual gestão. “O Comitê de Inovação é a projeção da nossa administração para o futuro", diz o presidente. O Comitê de Gestão da Inovação do TJMA é coordenado pelo juiz Raimundo Bogéa.

METODOLOGIA

Dentre as metodologias que vão ser utilizadas está o "Design Thinking", metodologia centrada na experiência do usuário, que atende às necessidades de forma criativa e por meio da colaboração dos participantes com especialidades diversificadas. O método está dividido nas etapas de imersão, ideação e prototipagem, propicia um entendimento holístico dos problemas e a geração e teste de ideias inovadoras. 

LABORATORISTAS 

A unidade é um espaço de criatividade e troca de ideias aberto aos servidores e às servidoras do Judiciário, que contarão com a orientação de uma equipe de 32 “laboratoristas”, formada por magistrados, magistradas, servidores e servidoras voluntários treinados para aplicar técnicas e metodologias de inovação para soluções de problemas dos diversos setores e áreas do Judiciário. 

Laboratoristas 1

Laboratoristas 2

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br

 

GALERIA DE FOTOS