Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Importância de filtros mentais é tema de vídeo de Saúde no Judiciário

Na nova edição da campanha do TJMA, psicóloga relata as consequências do acúmulo de informações negativas e aponta caminhos que levam a situações de paz e tranquilidade

19/04/2021
Paulo Lafene

A psicóloga Ingrid Rodrigues fala da importância dos filtros mentais no novo vídeo da Campanha Saúde no Judiciário, um projeto da Divisão Médica do Tribunal de Justiça do Maranhão, direcionada a servidores, magistrados e ao público em geral. A profissional relata as consequências do acúmulo de informações negativas – especialmente sobre a Covid-19, neste momento – e aponta caminhos para quem quer obter um mínimo de paz e tranquilidade.

Ingrid Rodrigues faz uma analogia da situação com o filtro de água que as pessoas têm em casa. Lembra que, a depender do estado do equipamento, o morador pode consumir um produto de boa qualidade ou cheio de impurezas.

“Da mesma forma, acontece com os nossos filtros mentais. Ninguém escuta alguma coisa, uma notícia, um evento, ninguém aprecia uma situação, sem considerar o seu próprio filtro. E o meu filtro pode ser a minha frustração, pode ser o meu medo, pode ser a minha dificuldade de realização”, exemplifica a psicóloga, para explicar que o acesso a muitas informações ruins pode comprometer o filtro mental, ainda mais nessa época de pandemia pela qual passamos.

A profissional da Divisão Médica do TJMA cita informações que podem ter sido absorvidas até por pessoas que não perderam parentes, mas souberam de perdas relacionadas a amigos, colegas ou conhecidos, o que provoca uma atração por situações negativas, principalmente quando ligadas ao nosso medo.

No vídeo, a psicóloga ensina que é preciso começar a dissociar a Covid-19 de morte, de gravidade.

“Com isso, eu não estou dizendo que a gente deva parar de ter cuidado, nem que a gente deva parar de buscar tratamento, quando necessário. Eu só estou dizendo que os nossos filtros despertam os nossos gatilhos”, alerta Ingrid Rodrigues.

Como exemplo, ela conta o que acontece com gente que coleciona notícias ruins o dia inteiro. Ficou curioso? Então assista ao vídeo e confira o que ocorre com essas pessoas e o que pode ser feito para minimizar ou superar a situação.

Os vídeos ficam disponíveis nas redes sociais oficiais do TJMA (tjmaoficial) no Instagram, Twitter, YouTube e Facebook. Assista abaixo ao mais recente vídeo da campanha Saúde no Judiciário.

SUGESTÕES

Você pode pedir para um tema do seu interesse ser abordado na série Saúde no Judiciário. Escreva para o e-mail divmedica@tjma.jus.br.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS