Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Dia Internacional da Mulher

08/03/2021
Ascom/TJMA

Na data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher – 8 de março – é importante ressaltar que a luta das mulheres pelos seus direitos tem natureza universal e deve contar com a adesão de todos aqueles que se preocupam com os direitos humanos.

Não é mais aceitável a violência de gênero e a feroz exclusão do gozo das mais básicas garantias, bem como a estigmatização das mulheres com os mais sinistros símbolos desabonadores, negativos e hostis, embora dentro dos mecanismos do Estado Democrático de Direito, homens e mulheres se equivalem como cidadãos.

Apesar de privadas ao longo dos séculos do exercício pleno de direitos, as mulheres têm exercido papel relevante na sociedade, no efetivo combate à violência de gênero para garantir a igualdade em representatividade política, no mercado de trabalho e no tratamento social. 

As mulheres já provaram que são capazes de superar todos os desafios, impor competência e talento para ocupar lugares de destaque na vida coletiva por direitos. O avanço da participação feminina nas esferas da vida social e política é meio de construir a democracia plena e uma sociedade mais justa, mais fraterna, mais humana. 

Por tudo isso, saudemos o Dia Internacional da Mulher.

Desembargador Lourival Serejo
Presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão
Desembargador Cleones Cunha
Presidente da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (CEMULHER/TJMA)

GALERIA DE FOTOS