Poder Judiciário/Mídias/Notícias

REDUZINDO O ESTRESSE | O autoconhecimento para melhorar as relações

07/08/2020
Paulo Lafene

"Conhece a ti mesmo”. A máxima atribuída a filósofos da Grécia Antiga, entre eles Sócrates, Pitágoras e Tales de Mileto, nunca foi tão atual nesses tempos de pandemia. O autoconhecimento é o tema do 39º vídeo da série Saúde Mental, produzida pelo Tribunal de Justiça do Maranhão para promover a reflexão durante esse período em que a Covid-19 abala o mundo. E a psicóloga Ingrid Rodrigues ensina que este é o melhor caminho para reduzir o estresse nas relações interpessoais.

Ao longo dos últimos vídeos, Ingrid Rodrigues tem explicado o que é necessário para melhorar a qualidade de vida, incluindo a relação proporcional do cotidiano geral com a qualidade de vida no trabalho. A psicóloga convida o espectador a se fazer algumas perguntas, a exemplo de o que fazer para melhorar o estresse.

A profissional do TJMA lembra que, como a gente passa boa parte do tempo no trabalho, muitas pessoas já de forma presencial, a tendência é de que estejamos sujeitos a situações de estresse.

Um dos conselhos da psicóloga para reduzir o estresse é manter bons relacionamentos no ambiente de trabalho. “A gente não precisa gostar das pessoas que trabalham com a gente, a gente não precisa que as pessoas que trabalham com a gente gostem de nós, mas a gente precisa, sim, ter um ambiente de trabalho que a gente considere saudável”, recomenda Ingrid Rodrigues.

Fica a dica. Acompanhe outros ensinamentos de como melhorar a qualidade de vida - também no trabalho - reduzindo o estresse, neste vídeo. 

SÉRIE

A série Saúde Mental é um projeto desenvolvido pela Coordenadoria de Serviços Médico, Odontológico e Psicossocial da Diretoria de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça do Maranhão. Todos os vídeos já produzidos estão disponíveis nas redes sociais oficiais do TJMA (tjmaoficial) no Instagram, Twitter, YouTube e Facebook.

SUGESTÕES

 A psicóloga Ingrid Rodrigues recebe sugestões de temas a serem abordados nas próximas edições da série. Participe!

Assista ao 39º vídeo da série Saúde Mental.

Comunicação Social do TJMA
asscom@tjma.jus.br

 

GALERIA DE FOTOS