Poder Judiciário/Mídias/Notícias

SOCIOAMBIENTAL | TJMA E UFMA reafirmam parceria nas ações do “Projeto Vida Saudável”

07/06/2018

O Tribunal de Justiça do Maranhão e a Universidade Federal do Maranhão renovaram, nesta quinta-feira (7), convênio de Cooperação Técnico-Científico, com objetivo de ampliar as ações de qualidade de vida no ambiente de trabalho em comarcas do interior, nas áreas de Fisioterapia, Medicina, Psicologia, Nutrição e Educação Física, com atendimento de magistrados e servidores por profissionais da UFMA.

O convênio foi assinado pelo desembargador presidente do TJMA, Joaquim Figueiredo; a reitora da UFMA, Nair Portela; o presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável do Tribunal de Justiça, desembargador Jorge Rachid; e o vice-reitor da Universidade, Fernando Carvalho Silva.

O convênio tem ação conjunta das duas instituições entre os partícipes, relativamente à realização das ações do ‘Projeto Vida Saudável’, que compõem o ‘Programa UFMA Saudável’, oferecendo ao corpo funcional do Judiciário maranhense a oportunidade de melhorar sua qualidade de vida no próprio ambiente de trabalho. A medida busca fortalecer as ações já realizadas pela Divisão Médica do Tribuna de Justiça.

O presidente do TJMA, desembargador Joaquim Figueiredo, disse ser de maior importância esse trabalho desenvolvido em parceria com a UFMA no sentido de realizar um trabalho preventivo e proporcionar uma melhor qualidade de vida aos servidores e magistrados.

O presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável do Tribunal, desembargador Jorge Rachid agradeceu à UFMA pela excelente equipe de profissionais que participam do projeto.

A reitora da UFMA, Nair Portela, falou de sua satisfação de estar mais uma vez contribuindo com esse trabalho que a universidade desenvolve, levando à sociedade as ações que a Instituição tem o domínio e a competência para fazer.

O vice-reitor, Fernando Carvalho Silva, afirmou que o projeto está sendo aplicado também em várias instituições que compõem o grupo da Ecoliga, que envolve o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA), o Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) e a Justiça Federal.

AÇÕES – O Núcleo de Gestão Socioambiental promoveu, em 2016, a primeira ação de qualidade de vida nos Termos das comarcas da Ilha de São Luís (São Luís, Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar) que teve continuidade em 2017 na comarca de Imperatriz e unidades judiciais de São Luís.

Em dois anos, a iniciativa possibilitou o atendimento de quase mil servidores e funcionários terceirizados, com uma média de quatro mil procedimentos nas áreas de Fisioterapia, Medicina, Psicologia, Nutrição e Educação Física.

Segundo a coordenadora do Núcleo Socioambiental, Joelma Nascimento, com este novo Convênio, até novembro deste ano, mais de mil servidores dos polos de Pinheiro, Caxias/Timon, Bacabal/Santa Inês, Codó/Coroatá e Balsas serão atendidos.

O Tribunal vai interiorizar o atendimento na área de saúde, de forma preventiva para qualidade de vida dos servidores.

Também participaram da reunião, Flávia Ximenes (chefe de Divisão de Direitos e Deveres) e Liana Costa (chefe de Divisão de Avaliação de Desempenho) do Tribunal de Justiça do Maranhão.

Orquídea Santos

Assessoria de Comunicação do TJMA

asscom@tjma.jus.br

(98)3198 4300

 

GALERIA DE FOTOS