Poder Judiciário/Mídias/Notícias

1ª Vara de Execuções Penais de São Luís ultrapassa 10 mil decisões em um ano

A unidade também zerou processos parados há mais de 100 dias para sentença

Publicado em 30 de Jun de 2025, 13h00. Atualizado em 30 de Jun de 2025, 13h20
Por ASSCOM CGJ

Em um marco histórico, a 1ª Vara de Execuções Penais de São Luís alcançou a marca de 10.396 decisões proferidas e zerou o número de processos conclusos há mais de 100 dias para sentença, no período de 17 de junho de 2024 a 17 de junho de 2025. Para o juiz titular da Vara, Francisco Ferreira de Lima, os resultados são reflexo de um trabalho em equipe e do suporte oferecido pelo Poder Judiciário do Maranhão.

“Os resultados aqui apresentados refletem não apenas o esforço individual deste magistrado, mas também o comprometimento de toda a equipe da unidade, que, com o apoio da Corregedoria-Geral da Justiça do Maranhão e da Presidência da Corte, tem atuado de maneira dedicada para enfrentar os desafios próprios da execução penal, notadamente no que se refere ao elevado volume de demandas e à complexidade da gestão do sistema prisional da capital”, afirmou o magistrado.

Além da produção de 10.396 decisões no período de 11 meses, destacam-se os seguintes dados de produtividade: 180 sentenças com resolução de mérito; 284 audiências realizadas; inexistência de acúmulo de processos parados há mais de 100 dias para sentença; e 58 processos conclusos há mais de 100 dias para provimento diverso de sentença, os quais estão sendo monitorados e priorizados para regularização.

Os números expressivos são fruto de ações voltadas à atuação da Justiça no âmbito da execução penal, bem como à melhoria da gestão da unidade, sempre com o objetivo de assegurar maior eficiência, celeridade e controle sobre a legalidade da execução das penas. Além disso, a 1ª Vara de Execuções Penais de São Luís tem empreendido esforços para se adequar, identificar e corrigir eventuais problemas e demandas que extrapolam o cotidiano e exigem uma análise mais detalhada por parte do magistrado e da equipe.

Com o intuito de manter o avanço da produtividade, o magistrado apresentou uma série de requisições à Corregedoria, que, se atendidas, podem contribuir para o aprimoramento da prestação jurisdicional da unidade. Entre os pedidos estão: a disponibilização de mais um cargo de assessor de juiz para a 1ª VEP; a lotação de dois técnicos judiciários para auxiliar no cumprimento das decisões; a designação definitiva dos residentes jurídicos cedidos por ocasião da força-tarefa na unidade; e a substituição permanente do veículo Pálio Weekend, ano 2018, por um automóvel de porte maior.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS