A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Maranhão (Cemulher/TJMA) promoveu, no dia 25 de junho, uma roda de diálogo com moradoras da comunidade Vila Verde, no bairro Anjo da Guarda, na região Itaqui-Bacanga, em São Luís. A ação foi realizada na sede do Clube das Mães e integrou o programa “Maria da Penha no Cotidiano”.
A atividade contou com a participação do coordenador administrativo da CEMULHER, Athur Darub, e do assistente de informação Davi Ferreira, integrante da equipe técnica multidisciplinar da Coordenadoria, que abordaram temas como a Lei nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha), os tipos de violência doméstica e familiar, as medidas protetivas de urgência e os canais de denúncia disponíveis. O objetivo foi sensibilizar e informar as participantes sobre os mecanismos legais e institucionais de prevenção e enfrentamento à violência de gênero.
A ação foi realizada a convite de Fernando Braga, gerente de ESG da empresa Montisol, que, junto com a CMPC, integra o programa “Valoriza Mulher” – iniciativa criada em 2019 pela Cemulher/TJMA para estimular o setor privado a promover a igualdade de gênero em seus ambientes corporativos e nas comunidades onde atuam.
Ao final da atividade, foram distribuídas cartilhas informativas produzidas pela Cemulher/TJMA, com orientações sobre os direitos das mulheres e os serviços de apoio disponíveis.
PROGRAMA MARIA DA PENHA NO COTIDIANO
Criado em 2014, o programa “Maria da Penha no Cotidiano” tem como objetivo disseminar, em todo o território maranhense, o conteúdo da Lei Maria da Penha, incentivando a transformação de comportamentos e a corresponsabilidade social na erradicação da violência doméstica e familiar contra as mulheres.
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2023