Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Cemulher realiza várias ações no mês da Mulher

23/03/2023
Ascom/TJMA

A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Maranhão (CEMULHER/TJMA), realizou diversas ações durante o período de 11 a 17 de março, em alusão ao mês da Mulher.

Na manhã de sábado (11/3), aconteceu uma palestra no condomínio Vite, localizado no bairro Angelim. A atividade faz parte da campanha “Condomínio responsável, mulheres seguras”, que visa reforçar a Lei 11.292/2020, a qual prescreve em seu artigo 1° que: “os condomínios residenciais, localizados no Estado do Maranhão, por meio de seus síndicos e/ou administradores, devidamente constituídos, ficam obrigados a encaminhar comunicação à Polícia Civil ou à Brigada Militar, quando houver, em suas unidades condominiais ou nas áreas comuns, a ocorrência ou indício de violência doméstica e familiar contra mulheres, crianças, adolescentes ou idosos”.

Assim, a campanha enfatiza a importância de que o condomínio intervenha diante de situações de violência doméstica e familiar dentro de seus espaços, para que sejam evitados desfechos mais graves e até mesmo eventuais responsabilizações por omissão de socorro. A ação foi coordenada pela Assistente de Informação da Cemulher, Vitoria Sousa.

Na terça (14/3) e quarta-feira (15/3), a Cemulher, em parceria com o hotel Blue Three Towers, realizou durante as manhãs e tardes, ações voltadas para as colaboradoras e colaboradores da empresa. Pelas manhãs, foram realizadas rodas de conversas voltadas para o público masculino, por meio do programa “Homem Consciente”. Na ocasião, foram desenvolvidas dinâmicas voltadas para a sensibilização dos homens acerca dos impactos de comportamentos sexistas e violentos nas suas relações amorosas, familiares e saúde.

Durante as tardes, foram realizadas rodas de diálogos voltadas para o público feminino, através do programa “Maria da Penha no Cotidiano”, com foco na desigualdade de gênero, bem como na ruptura e prevenção à violência doméstica e familiar contra as mulheres. Nos programas, foram adotadas diversas estratégias de intervenção, como dinâmicas interativas, uso de vídeos e material expositivo, com o intuito de facilitar o processo de aprendizagem e promover a conscientização sobre o fenômeno da violência contra as mulheres.

Estiveram presentes nos dois dias de atividades, o coordenador da Cemulher, Arthur Darub; a analista de Serviço Social, Josemary Almeida; a analista de Direito, Amanda Rolim; a analista de Psicologia, Edla Ferreira; o estagiário de psicologia, Thales Pinheiro; a estagiária de Serviço Social, Wanessa Souza e a estagiária de Pedagogia, Gilcilene Moura. 

O hotel Blue Three Towers, atualmente, é parceiro da Cemulher no projeto “Valoriza Mulher” que atua na mobilização das empresas, estimulando-as a desenvolverem ações que promovam a igualdade de gênero e o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, no ambiente organizacional e no entorno das empresas.

Na quinta (16/3) e sexta-feira (17/3), foram promovidas palestras para alunas e alunos do IEMA (Itaqui-Bacanga e do Tamancão). As atividades fazem parte do projeto “Novos olhares, novos valores”, que possui o objetivo de desenvolver palestras e rodas de diálogos com adolescentes das redes pública e privada de ensino, sobre valores, masculinidades e empoderamento feminino, visando prevenir relações abusivas e a violência contra as mulheres. 

As ações foram conduzidas pelos estagiários extracurriculares de Psicologia e Serviço Social, Thales Pinheiro e Wanessa Souza, sob supervisão das analistas de Psicologia e Serviço Social, Edla Ferreira e Josemary Almeida, respectivamente.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198 4373


                                                                                              

GALERIA DE FOTOS