Poder Judiciário/Mídias/Notícias

CNJ lança plataforma para estimular a inovação e colaboração entre tribunais brasileiros

09/03/2023
Ascom/TJMA

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou recentemente o Renovajud, uma plataforma que reúne iniciativas desenvolvidas pelos tribunais brasileiros, voltadas para a inovação. Disponível para consulta no Portal do CNJ, a ferramenta tem como objetivo divulgar boas práticas e eventos relacionados ao tema, além de servir como espaço colaborativo para integração, troca de experiências e ampliação da sinergia entre os tribunais, visando à implementação da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

A plataforma é uma importante ferramenta para a difusão de iniciativas que visam tornar a Justiça brasileira mais eficiente e acessível, e para fomentar a adoção de práticas inovadoras por tribunais de todo o país. Com essa solução, é possível conhecer projetos que estão sendo desenvolvidos em diferentes regiões e ter acesso a informações sobre sua implementação e resultados.

Além disso, a plataforma permite que os tribunais compartilhem suas experiências e aprendizados, contribuindo para a construção de uma cultura de inovação no setor judiciário. Essa troca de informações e conhecimentos tende a ser fundamental para aprimorar os serviços prestados pelos tribunais, e para garantir uma Justiça mais ágil, transparente e eficaz.

O Renovajud também é um importante instrumento para a implementação da Agenda 2030 da ONU, que tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável em todo o mundo. Por meio da plataforma, os tribunais podem identificar projetos e iniciativas que contribuem para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e trabalhar em conjunto para tornar a Justiça brasileira mais alinhada com a agenda global.

Entre os laboratórios de inovação das unidades de justiça do país que já estão cadastrados na plataforma, está o Toada Lab, do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). As ações e iniciativas desenvolvidas pelo laboratório já estão disponíveis para consulta, e podem servir como inspiração e referência para outros tribunais que buscam aprimorar seus serviços por meio da inovação.

PRIMEIRO ACESSO

Para ter acesso à plataforma Renovajud, é preciso seguir algumas etapas. Primeiramente, é necessário estar cadastrado no Sistema de Controle de Acesso (SCA) corporativo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O cadastro pode ser realizado por meio do link https://renovajud.cnj.jus.br/acesso.

Para os usuários que já possuem cadastro no SCA com senha válida, o acesso é imediato, bastando informar o CPF e a senha no momento do login na plataforma. Caso o usuário tenha esquecido a senha, basta clicar em "Esqueceu sua senha?" e seguir as orientações para recuperá-la.

Porém, se o usuário não possui cadastro no SCA, ele deve entrar em contato com o administrador local do Sistema de Controle de Acesso corporativo do Conselho Nacional de Justiça, informando nome, CPF, e-mail, telefone, cargo, lotação e órgão para cadastro como usuário. No Tribunal de Justiça do Maranhão, as informações podem ser encaminhadas para os administradores regionais já cadastrados no CNJ: Adrivanderson Martins Santos (amartins@tjma.jus.br) e Givanildo Marques (gmarques@tjma.jus.br).

Após o cadastro no SCA, no primeiro acesso à plataforma Renovajud, o usuário deverá cadastrar sua senha, mediante solicitação de nova senha, seguindo todos os passos indicados. Com o cadastro realizado e a senha cadastrada, o usuário terá acesso à plataforma Renovajud e poderá consultar as iniciativas de inovação desenvolvidas.

MANUAL RENOVAJUD

Para aqueles que desejam acompanhar as ações e projetos do Toada Lab, basta enviar um e-mail para um dos administradores regionais mencionados, indicando o interesse de se cadastrar na plataforma do RenovaJud como usuário. A plataforma será responsável por divulgar as ações e projetos de todos os laboratórios cadastrados, permitindo assim que os usuários fiquem por dentro das novidades e inovações que estão sendo implementadas em todo o país.

O Manual do RenovaJud esta disponível para auxiliar os usuários a utilizarem a plataforma da melhor maneira possível. Com a plataforma, o CNJ busca fomentar a cultura de inovação no Poder Judiciário, tornando-o mais eficiente e efetivo, e melhorando a prestação de serviços jurisdicionais à sociedade brasileira.

 

Com informações da Agência CNJ de Notícias

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98)3198-4370

GALERIA DE FOTOS

DOWNLOADS