Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Toada Lab/TJMA e UEMA promovem seminário para apresentar pesquisas de inovação no setor público

O evento é coordenado pelo Laboratório de Inovação - Toada Lab, em parceria com o curso de Mestrado em Engenharia de Computação e Sistemas da UEMA

06/02/2023
Gabryella Sousa

Nos dias 9 e 10 de fevereiro, o Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça do Maranhão (Toada Lab) – localizado no 4º andar do Fórum de São Luís – reunirá pesquisadores e cientistas da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) para discutir projetos inovadores relacionados ao setor público, aplicáveis às atividades do Judiciário e do Executivo.

O II Seminário de Pesquisa e Desenvolvimento de Inovação Toada Lab/TJMA e UEMA tem como objetivo abrir um espaço de discussão e compartilhamento de informações, com a defesa e qualificação dos alunos do Mestrado em Engenharia de Computação e Sistemas da UEMA, que promovem o desenvolvimento de pesquisas de inovação. 

O evento – aberto aos públicos interno e externo, profissionais, estudantes e interessados no tema – será realizado de forma híbrida, sendo  a participação presencial no espaço físico do Toada Lab e a participação virtual por meio da plataforma ev3n. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas  até o dia 8/2, através do link: https://www.even3.com.br/ii-seminario-de-pesquisa-tjma-uema-311468. As vagas são limitadas. 

A inovação é fundamental para o setor judiciário, pois permite a implementação de soluções tecnológicas que facilitam e aceleram os processos judiciais, além de aumentar a eficiência e transparência das ações. O Laboratório de Inovação do TJMA é uma prova disso, sendo um espaço dedicado à pesquisa e desenvolvimento de projetos inovadores que possam ser aplicados no âmbito do Tribunal.

A participação dos mestrandos é essencial para o sucesso do evento, pois eles trazem uma visão multidisciplinar e inovadora para o debate sobre a inovação no judiciário. Além disso, a parceria entre a UEMA e o TJMA, firmada pelo acordo de cooperação técnica nº 0002/2021, permite o estabelecimento de um canal de diálogo permanente entre os dois setores, o que é fundamental para o desenvolvimento de projetos conjuntos e para a promoção da inovação no judiciário.

A realização do evento é uma oportunidade única para todos aqueles interessados em inovação no judiciário, na troca de experiências e no desenvolvimento de projetos inovadores com auxílio da tecnologia. 

PROGRAMAÇÃO 

Os três primeiros trabalhos apresentados estão ligados ao acordo de cooperação técnica firmado entre o TJMA e a UEMA, por meio do Toada Lab. Além disso, haverá a defesa de mestrado sobre a previsão de receitas públicas de capitais brasileiras.

Confira a programação completa abaixo:

Dia 9/2:

9h30 às 11h30: Qualificação de Mestrado, discente Diógenes Ademir Domingos, título "Identificação de Precedentes Judiciais por Similaridade”.
14h30 às 16h30: Qualificação de Mestrado, discente Fabricio Almeida do Carmo, título "Representações Embeddings Orientadas à Linguagem Jurídica Brasileira".

Dia 10/2

9h30 às 11h30: Qualificação de Mestrado, discente Matheus Serrão Marinato, título "Uma Metodologia usando Mineração de Texto para Agrupamento de Documentos Jurídicos".
14h às 17h: Defesa de Mestrado, discente Cláudia Patricia Silva Pimentel, título "Aplicação de Técnicas de Aprendizagem de Máquina com Seleção de Variáveis na Previsão de Receitas Públicas de Capitais Brasileiras: Estudo de caso das receitas transferidas de São Luís".

 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198.4373

GALERIA DE FOTOS