Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Trabalho do TJMA de combate à LGBTfobia é reconhecido com premiação da sociedade civil

A homenagem evidencia os esforços do Judiciário maranhense na promoção de ações antidiscriminatórias

27/09/2022
Ascom/TJMA

A Política Judiciária de diversidade do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), voltada para o combate à LGBTfobia, foi homenageada com o Prêmio Gayvota de Direitos Humanos, entregue aos vencedores durante solenidade realizada na quinta-feira (22/9), no Teatro João do Vale.

Marcelo Cardoso recebeu a premiação como servidor e membro do Comitê. Ele destacou o orgulho de fazer parte da construção e institucionalização das ações antidiscriminatórias que estão colocando o TJMA como exemplo para outros Tribunais.

O coordenador do Comitê da Diversidade do TJMA, juiz Marco Adriano Fonsêca, considera a premiação como “um grande reconhecimento da sociedade civil organizada, que demonstra o alcance e os resultados das ações desenvolvidas pelo Comitê de Diversidade, em consonância com as expectativas do público jurisdicionado, evidenciando o cumprimento da missão institucional na promoção de uma política judiciária antidiscriminatória”, disse.

ATUAÇÃO DO TJMA

Com foco em ações afirmativas e antidiscriminatórias, o TJMA realizou este ano a Campanha “LGBTfobia não é opinião. É crime”, que foi idealizada pelo servidor e membro do Comitê, Luciano Villar, com o apoio da Assessoria de Comunicação da Corte. A iniciativa do Judiciário maranhense contou com a adesão dos movimentos do Maranhão, que também usaram os lemas em suas mobilizações.

“É muito importante, gratificante e motivador ter o trabalho do Comitê de Diversidade reconhecido pela sociedade civil, uma vez que nossa existência enquanto servidores públicos se dá exatamente para servir a sociedade. É fundamental que caminhemos em sintonia, com os canais de diálogo abertos”, declarou Luciano.

No dia 8 de outubro, o Judiciário Maranhense realizará o primeiro casamento LGBTQIA+ voltado, especificamente, à comunidade. Organizado pela Corregedoria Geral da Justiça (CGJ), a união coletiva atende uma demanda da população e acontecerá na Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), a partir das 17h.

GRUPO GAYVOTA

O Grupo Gayvoya realiza há 17 anos a Semana do Orgulho LGBTI+. O reconhecimento às pessoas físicas, jurídicas, projetos, organizações, terceiro setor com o Prêmio Gayvota de Direitos Humanos já tem oito anos e reconhece ações que atendam as demandas da população LGBTI+ com destaque na sociedade maranhense.

“O Comitê da Diversidade do Tribunal de Justiça vem desempenhando um trabalho de excelência e com atividades que impactaram de forma positiva a população LGBTQIA+, dentre elas o casamento comunitário e interlocução com o Senac, em uma ação inédita, que dispôs vagas gratuitas ao público LGBTQIA+ em cursos profissionalizantes, e por esse conjunto de atividades foi escolhido, de forma unânime, como um dos agraciados desta edição do Prêmio Gayvota”, esclareceu o professor Carlos Wellington, que é membro do Grupo Gayvota e da Comissão de Organização da Semana do Orgulho LGBTI+ de São Luís.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198 4373

GALERIA DE FOTOS