Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA realizará a digitalização de documentos em parceria com o Teatro Arthur Azevedo e UFMA

Dois processos cíveis serão restaurados Os arquivos tratados serão disponibilizados ao público

20/09/2022
Ascom/TJMA

O Arquivo do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) firmou uma parceria com o Teatro Arthur Azevedo e com o curso de Teatro da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), para trabalhar a história do teatro e a restauração e digitalização de dois documentos referentes a Eleuterio Varela (um dos fundadores do Teatro União, hoje Arthur Azevedo). 

Os documentos a serem restaurados tratam-se de dois processos cíveis: um agravo, no qual Eleuterio Varela cobra o ator Joze Maria Galvão por quebra de contrato; e um Libelo (peça acusatória apresentada pelos promotores de justiça), no qual o coronel José Joaquim Vieira Belfort cobrava dívidas a Eleuterio Varela.

Ao fim do projeto, será publicado um livro com os documentos transcritos e os originais restaurados e disponibilizados para consulta pública. O Teatro também usará o Arquivo como uma das fontes de pesquisa para a história das artes cênicas no Maranhão.

ACERVO HISTÓRICO

Atualmente, o Arquivo do TJMA possui um acervo total de aproximadamente 170 mil processos históricos, agregando cerca de 50 fundos documentais, que datam entre 1747 a 1985, entre eles, os das sete comarcas mais antigas do Maranhão.

Segundo a Resolução nº 142013 do Tribunal, os acervos cujos documentos datam até 1970 são classificados como históricos e têm sua preservação garantida, conforme critérios arquivísticos aprovados pelo Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) e pelo Internacional Council of Archives (ICA).

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198 4373

GALERIA DE FOTOS