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Inovação e criatividade marcam gestão da Comunicação do TJMA

02/09/2022
Danielle Limeira

Como o Tribunal de Justiça do Maranhão é percebido pela sociedade? A população do Maranhão entende o papel do Judiciário? Como quebrar o ‘juridiquês’ e comunicar de forma simples, sem escrever com superficialidade? Esses são alguns dos questionamentos feitos, diariamente, por quem participa dos processos que envolvem a comunicação pública do Poder Judiciário do Maranhão, na Assessoria de Comunicação do Tribunal de Justiça do Maranhão (Ascom/TJMA).

Em outras palavras, de forma clara e direta, o propósito da Ascom/TJMA é “contribuir para o fortalecimento da reputação do Poder Judiciário do Maranhão com a realização de ações de comunicação”. 

Para isso, a unidade atua promovendo ações de comunicação, em seus diversos canais disponíveis – a exemplo das notícias institucionais, postagens nas redes sociais, materiais audiovisuais, materiais gráficos, entre outros – responsáveis por disseminar, em linguagem simples, acessível e didática, as informações do Poder Judiciário. Além disso, é responsável por estabelecer o bom relacionamento institucional com a imprensa.

Para atender às diversas demandas de comunicação, nos 100 dias de gestão do biênio 2022/2024, a Ascom/TJMA tem desenvolvido novos produtos, com aprimoramento e reforço dos recursos de acessibilidade, com o intuito de ampliar a exposição positiva de ações, julgamentos e serviços do Tribunal de Justiça, que reforçam o Poder Judiciário como instituição que “faz bem, depressa e com proximidade".

A assessora-chefe de Comunicação, Isabella Carolina Silva e Silva, explicou que, alinhado ao eixo Governança, o primeiro passo, antes de estabelecer qualquer mudança, startar novas diretrizes e definir um posicionamento estratégico, foi fazer um diagnóstico para identificar o cenário em que está inserida a comunicação do Poder Judiciário. 

“Com essas informações em mãos, está sendo possível mudar processos, estabelecer um olhar crítico sobre as demandas recebidas e trabalhar com prazos, o que também exige uma mudança de cultura, especialmente, em relação a como a comunicação é vista e aos habituais produtos tradicionais de comunicação, como uma ‘matéria no site’, por exemplo, que nem sempre será a maneira mais eficaz de comunicar aquilo que necessitamos", disse Isabella Carolina.

NOTÍCIAS INSTITUCIONAIS

Com o intuito de manter a sociedade maranhense informada dos principais assuntos de interesse público do Poder Judiciário, diariamente, são publicadas notícias sobre julgamentos, serviços, ações institucionais, coberturas de eventos, novos normativos, entre outros, no Portal do Judiciário (www.tjma.jus.br), com reproduções adaptadas nas mídias sociais.

As notícias voltadas ao público interno (magistrados, magistradas, servidores, servidoras, colaboradores e colaboradoras) são divulgadas nas páginas específicas dos setores no Portal do Judiciário, na intranet, listas de e-mails, Telegram e grupos de Whatsapp.

Isabella Carolina destaca que o Portal do Judiciário é a porta de entrada para os públicos externo e interno. “Ele é um banco de informações, não somente uma vitrine para tudo que é feito pelo Poder Judiciário. Portanto, esse processo educativo com quem acessa esses canais, a busca correta pelas informações no lugar correto, também faz parte do nosso trabalho”, ressaltou.

REDES SOCIAIS DE CARA NOVA

A partir do dia 6 de junho, as mídias sociais do TJMA ganharam novo layout e conteúdos mais didáticos e acessíveis. 

Os produtos gráficos foram padronizados em manual de identidade visual, com base nos eixos de gestão, aos quais foram atribuídas cores que comunicam diferentes “emoções”. Para o eixo da Governança, o azul (justiça, segurança); para Resolutividade, a cor verde (conciliação, satisfação); para Transparência, laranja (inovação, celeridade) e para o eixo Integridade, o verde lima (esperança, confiança). Uma outra novidade é a utilização de figuras em 3D.

O planejamento de conteúdo das redes sociais, com base em definição atualizada dos públicos e personas (perfis ideais de usuários), identificados por meio de pesquisas e análises, permitiu ao TJMA alcançar o jurisdicionado de forma mais assertiva e positiva. O conteúdo é pensado conforme estratégias que seguem uma jornada do usuário, com base nos pilares “conexão com a audiência”, “conteúdo educativo”, “institucional” e “social”.

No Instagram, de 9 de maio a 6 de agosto, foram publicados 379 stories, 196 publicações, 11 Justiça em Minutos e 23 vídeos, com 17,3% a mais de engajamento comparado aos três meses anteriores.

Sobre as redes sociais, a assessora de Comunicação, Isabella Carolina, explicou que como estão disponíveis, é preciso utilizá-las em favor da instituição. “Para isso, devemos investir na elaboração e produção de conteúdos digitais de forma estratégica, o que exige planejamento, priorizando o caráter institucional e usando uma linguagem simples e acessível que nos aproxima do público daquela rede”, frisou. 

JUSTIÇA EM MINUTOS

Com a intenção de comunicar os principais assuntos da semana do Judiciário, de maneira didática, objetiva e com senso de humor, a Ascom/TJMA lançou no dia 28 de maio, o programa “Justiça em Minutos”, em formato de “reels” no Instagram, que são vídeos de curta duração.

Com 15 edições já publicadas, o “Justiça em Minutos” bateu o recorde ao atingir 13.157 reproduções, em publicação feita no dia 13 de agosto, com foco nos 100 Dias de Gestão. Entre os canais do TJMA, o Instagram @tjmaoficial é o que mais cresce, com mais de 48 mil seguidores e seguidoras. 

POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO

Em fase de construção, a Política de Comunicação do Poder Judiciário do Maranhão (PJMA) está entre as prioridades das ações voltadas ao setor de comunicação. Por meio dela, será possível legitimar a comunicação pública no âmbito do PJMA. 

Conforme explica o professor Wilson da Costa Bueno, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo, “a política de comunicação representa um processo dinâmico, permanente, de alinhamento da cultura de comunicação de uma organização com os seus objetivos institucionais, missão e valores, observados os perfis específicos dos seus públicos de interesse”.

A política de comunicação do PJMA deverá regulamentar a comunicação institucional no âmbito das atividades judiciárias e administrativas de Primeiro e Segundo Graus de jurisdição. 

Para Isabella Carolina, “é a partir do exercício diário ‘a quem interessa essa informação e por que interessa?’ que buscamos atingir nosso principal objetivo que é o de ampliar a exposição positiva de ações, julgamentos – nossa atividade-fim – e serviços do TJ que reforçam o PJMA como instituição que faz bem, depressa e com proximidade".

 

Agência TJMA de Notícias
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