Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA promove exposição sobre a vida e a obra de Maria Firmina dos Reis

A ação será realizada em comemoração ao bicentenário de Maria Firmina dos Reis

02/08/2022
Danielle Limeira

Mulher negra, que marcou a história do Brasil no século XIX, Maria Firmina dos Reis deixou seu legado como professora, escritora, musicista e criadora da primeira escola mista do Brasil. Em comemoração ao bicentenário da primeira romancista negra do país, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) promove a “Exposição Maria Firmina dos Reis - 200 anos inspirando humanidades”.

A abertura oficial da exposição - organizada pelo Comitê da Diversidade e pelo Museu Desembargador Lauro Berredo Martins - acontecerá nesta sexta-feira (5/8), às 16h, no auditório do Centro Administrativo do Poder Judiciário, na rua do Egito. 

Após a solenidade, as autoridades e o público seguirão até à sede do TJMA acompanhados da Banda do Bom Menino, onde será exibido video mapping sobre Maria Firmina dos Reis, na fachada do Palácio Clóvis Bevilácqua.

SOBRE A EXPOSIÇÃO 

A exposição, com duração de três meses e aberta ao público, acontecerá no Museu Desembargador Lauro Berredo Martins (localizado no Solar dos Veras, 144, Rua do Egito, Centro). Durante a visita, o público poderá conhecer a vida de Maria Firmina dos Reis, a partir de documentos históricos e objetos que fizeram parte de sua trajetória. Além de ilustrações digitais exclusivas que demonstram o cotidiano e momentos importantes da biografia de Maria Firmina dos Reis.

Para visitar a exposição, os interessados e interessadas precisam agendar via e-mail museutjma@tjma.jus.br ou pelo telefone 32616160/6146 (horário de atendimento de 8h às 18h), informando nome completo e horário desejado. Em caso de instituições/escolas, é necessário informar o nome do responsável/professor(a), disciplina,  quantidade de pessoas e horário desejado. A visitação do Museu está disponível entre 9h e 17h, com o máximo de 30 pessoas e duração da visita 1h. Obrigatório uso de máscaras.

A exposição faz parte da programação comemorativa ao Bicentenário de Maria Firmina dos Reis do Tribunal de Justiça do Maranhão, que acontecerá durante todo o ano de 2022, e seguirá de forma itinerante para escolas e outras instituições. A comemoração dos 200 anos da escritora maranhense tem como referência a data do seu nascimento, 11 de março de 1822. 

SERVIÇO:

O que: Abertura da “Exposição Maria Firmina dos Reis - 200 anos inspirando humanidades”
Quando: 5 de agosto (sexta-feira), às 16h
Onde: Auditório do Centro Administrativo do TJMA (Rua do Egito), seguindo para exibição de video mapping na Sede do TJMA

 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198 4373


 

GALERIA DE FOTOS