Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA promove Conciliação Itinerante em Balsas

Durante esta edição, o Judiciário também irá oferecer serviços à população no AgroBalsas

12/05/2022
Amanda Campos

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) irá promover, no período de 16 a 20 de maio, a 4ª edição de 2022 do projeto Conciliação Itinerante. Desta vez, a ação será realizada em Balsas.

O evento acontecerá no Fórum da comarca (Rua Dr. Jamildo, nº 404, Potosi), das 8h às 18h. Na oportunidade, cidadãos e cidadãs poderão solucionar demandas processuais (com ação judicial em andamento) e pré-processuais (sem ação judicial), de forma rápida, efetiva e gratuita.

A iniciativa é promovida pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec/TJMA), presidido pelo desembargador José Gonçalo de Sousa Filho, e coordenado pelo juiz Marcelo Oka, com o intuito de aproximar a Justiça da população e estimular a pacificação social.

O presidente do Nupemec/TJMA, desembargador José Gonçalo Filho, ressalta que a Conciliação Itinerante visa facilitar o acesso da sociedade ao Poder Judiciário do Maranhão. “O Poder Judiciário tem implementado diversas ações com o objetivo de facilitar a vida da população maranhense. Neste sentido, a Conciliação Itinerante busca garantir o acesso à Justiça, de forma mais rápida e simples, aos cidadãos e cidadãs", pontuou.

PARCERIA

A Conciliação Itinerante em Balsas é organizada em parceria com a Diretoria do Fórum da comarca, com apoio de diversas instituições.

A pauta de audiências do mutirão já possui mais de 1.000 processos agendados, cujas partes já foram previamente intimadas.

Atualmente, o juiz Douglas Lima da Guia é o diretor do Fórum de Balsas.

DEMANDAS

Durante o evento, os cidadãos e as cidadãs poderão solucionar demandas processuais de natureza cível ou de família, tais como: alimentos, investigação de paternidade, divórcio, reconhecimento ou dissolução de união estável.

DOCUMENTOS

Para participar de uma sessão de conciliação durante o projeto, o cidadão ou cidadã deve comparecer ao Fórum, com documentos pessoais (comprovante de residência, RG, CPF, carteira do SUS, carteira de vacinação, certidão de nascimento – em caso de menor) e comprobatórios da demanda (a depender de cada caso).

PLATAFORMA

O TJMA também irá oferecer serviços de acesso e orientação de uso da plataforma consumidor.gov.br, que hoje conta com a adesão de mais de 880 empresas, para a solução de conflitos, por meio digital.

AGROBALSAS

Durante esta 4ª edição de 2022 da Conciliação Itinerante, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) também participará do maior evento de agronegócios do Maranhão - AgroBalsas - que acontecerá na Fazenda Sol Nascente, de 16 a 20 de maio.

No stand do TJMA, das 8h às 18h, a população terá direito à consulta processual, pedidos de informação, cadastro de audiências de conciliação e orientações em geral.

No local, as empresas também serão incentivadas a aderirem ao programa de reconhecimento "Empresa Amiga da Justiça". A participação tem inscrição voluntária, por meio da subscrição de um Termo de Compromisso Público firmado entre o TJMA e a empresa. O “Selo de Reconhecimento Empresa Amiga da Justiça no Maranhão” é um certificado concedido nas categorias Diamante, Ouro, Prata e Bronze, por meio de pontuações com base em critérios que envolvem a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado de conflitos.

Durante a programação, no dia 18 de maio, às 17h, o Tribunal de Justiça também irá realizar casamentos comunitários, no local. No mesmo dia, às 19h, haverá panfletagem da Campanha Bela Infância, promovida pela Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente de Balsas (Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública e demais instituições de segurança e assistência social).

O evento AgroBalsas reunirá instituições, empresários, estudantes, varejistas, produtores rurais, prestadores de serviços, durante uma vasta programação de palestras e stands com exposições.

MAIS INFORMAÇÕES

Para mais informações: Telejudiciário (98) 3194.5555; 0800-7071581; e-mail conciliar@tjma.jus.br; (98) 3198.4558 (WhatsApp Business).


Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198-4300

 

GALERIA DE FOTOS