Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Mural do TJMA está disponível no Telegram

Canal é uma importante ferramenta de comunicação interna do Judiciário com seus colaboradores.

09/05/2022
Ascom TJMA

O Tribunal de Justiça do Maranhão mantém, serviço de mensagens instantâneas Telegram Messenger, o Mural do TJMA - uma importante ferramenta de comunicação da Judiciário com seus colaboradores. Por meio desse canal, são encaminhados conteúdos diários com dicas, notícias, publicações oficiais, atos normativos, campanhas, eventos, jurisprudência e outras comunicações de caráter institucional (informativo e complementar), entre outros assunto de interesse de magistrados(as), servidores(as). 

A iniciativa atende à Resolução nº. 407/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que instituiu o Plano Complementar de Comunicação Interna dos Tribunais. Como o título indica, a ferramenta representa um grande mural eletrônico, para veiculação de informações instantâneas e relevantes ao público interno, além disso, está configurada de forma a não admitir interação com o usuário, conforme está regulamentado. 

Alimentado pelas assessorias de comunicação social do TJMA, Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-MA) e Escola Superior da Magistratura (Esmam), o canal não substitui os meios oficiais de comunicação do Judiciário, mas reforça as inúmeras ferramentas já instituídas para aprimorar a comunicação entre o Tribubnal e seu público interno.

O Núcleo de Gerenciamento de Precedentes e Ações Coletivas (Nugepnac) e a Coordenadoria de Biblioteca e Jurisprudência também atuam como colaboradores no envio de conteúdos de interesse de magistrados(as) e servidores(as), no que diz respeito a atos normativos,  padronizações de procedimentos, jurisprudência, precedentes, entre outros.

Outra fonte de informação é o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que poderá se utilizar do canal para comunicações institucionais de forma direta ou por envio de conteúdo por e-mail.

TELEGRAM

O aplicativo Telegram pode ser baixado em smartphones e tablets, podendo ser utilizado em sua versão web em computadores. Para participar do canal “Mural TJMA”, basta entrar pelo link público: https://t.me/muraltjma ou aponte a câmera do seu celular para o QR Code na imagem.

Com relação à privacidade de dados, ao entrar no Canal do Telegram, o aplicativo não permitirá que usuários tenham acesso ao contato telefônico dos participantes do canal, a não ser que o contato já esteja salvo no smartphone do usuário participante do “Mural TJMA” ou que este permita o compartilhamento.

Para restringir ainda mais o acesso a dados do usuário, é possível fazer alterações em “Privacidade e Segurança”, para que outros usuários não visualizem, por exemplo, a foto de perfil do participante do grupo.

PESQUISA

Em pesquisa realizada pelo Núcleo de Combate à Desinformação do Tribunal de Justiça (Nucode), em novembro e dezembro de 2021, magistrados(as), servidores(as) e terceirizados(as) do Poder Judiciário do Maranhão responderam um questionário para saber sobre o hábito de consumo de mídia.
A pesquisa, intitulada “Sua Opinião Importa”, obteve 332 respostas. Ao perguntar, de forma específica, sobre o hábito de utilizar o Telegram, 40,4% dos magistrados e servidores responderam “sim” para o uso da ferramenta.

ESTRATÉGIA NACIONAL

A instituição do Plano Complementar de Comunicação Interna dos Tribunais está alinhada aos macrodesafios da Estratégia Nacional do Poder Judiciário para o período de 2021-2026.

Dentre eles, o que prevê agilidade e produtividade na prestação jurisdicional, aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária, visando a eficiência interna, a desburocratização, a simplificação de processos internos e a adoção das melhores práticas de gestão documental, gestão da informação, gestão de projetos e otimização de processos de trabalho.

 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198.4370

GALERIA DE FOTOS