Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Nova turma do FOFO terá início dia 16 de maio

Novo módulo abordará sobre Desenvolvimento Docente N1M2, segunda etapa de qualificação pedagógica

02/05/2022
Ascom ESMAM

Magistrados(as) e servidores(as) do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) que concluíram o Nível 1 Módulo 1 da Formação de Formadores da Escola Superior da Magistratura (ESMAM) participam, de 16 a 31 de maio, da próxima fase - Desenvolvimento Docente -  Nível 1 Módulo 2, segunda etapa de qualificação pedagógica dos professores que atuam no âmbito das escolas judiciais e de magistratura.

Os participantes foram automaticamente inscritos, mas outros interessados, lotados no Judiciário de qualquer jurisdição, e que atendam aos requisitos necessários, poderão requerer inscrição enviando e-mail, até 5 de maio, impreterivelmente, para pedagogia_esmam@tjma.jus.br, informando nome completo, CPF, tribunal de origem e contato (WhatsApp). A confirmação da participação estará sujeita à disponibilidade vagas.

O curso, com duração de 40 horas. foi credenciado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento da Magistratura (Portaria ENFAM Nº 294/2020), e adaptado para ser oferecido na modalidade “a distância”, com parte do conteúdo ao vivo (aulas online), garantindo a interação necessária entre os alunos e tutores. 

O formador Erisevelton Silva Lima atuará como tutor do curso, que tem a finalidade de oferecer subsídios para a atuação docente, considerando as peculiaridades de seu público e o impacto prático das ações de aprendizagem no cotidiano da profissão.

TEORIA E PRÁTICA

Aliando a teoria à prática, nesse módulo serão oferecidos aos cursistas instrumentos que definem o processo de ensino: a intencionalidade, o acompanhamento e a avaliação da proposta de aprendizagem (objetivos/avaliação); e a organização dos conteúdos e do processo de aprendizagem (conteúdo/metodologia).

Outro módulo tratará sobre a elaboração do planejamento de ensino/curso, considerando todas as etapas, partes e contexto de um trabalho para desenvolver competências profissionais para magistrados/servidores; além de objetivos, metodologia, avaliação e uso de temas transversais.

AMBIENTAÇÃO

Os primeiros três dias do curso foram reservados para ambientação dos alunos. Nessa fase, a participação será considerada como frequência. A interação é guiada por meio de diálogo e troca de experiências entre alunos e tutores e poderá ocorrer de forma assíncrona (em fóruns) ou síncrona (em chats), mediante ajustes entre a tutoria e os alunos. Também poderão ser realizadas, videoconferência ao longo da ação formativa

Os inscritos devem atentar para as datas e horários em que a transmissão das aulas será feita em tempo real (online) pela plataforma EAD-ESMAM. A presença nas videoconferências, bem como nos fóruns e demais atividades, é imprescindível para emissão da certificação.

VEJA A AGENDA DE AULAS AO VIVO (SÍNCRONAS)

18/05/2022 - 16h às 18h

23/05/2022 - 16h às 18h

27/05/2022 - 16h às 18h

O TUTOR

Erisevelton Silva Lima é pedagogo, doutor em Educação, trabalha com formação de Magistrados pela Enfam desde o ano de 2012 e atua em cursos de vitaliciamento, formação continuada e formação de formadores.

Núcleo de Comunicação da ESMAM

(esmam@tjma.jus.br)

(98) 3235 3231

GALERIA DE FOTOS