Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Ouvidor do Judiciário apresenta relatório de gestão

26/04/2022
Amanda Campos

O ouvidor-geral do Poder Judiciário do Maranhão, desembargador Kleber Costa Carvalho, apresentou o Relatório de Gestão da Ouvidoria referente ao biênio 2020/2021 e parcial de 2022, durante a sessão plenária administrativa da última quarta-feira (20).

Durante o período, a Ouvidoria buscou orientar sua atuação, com o intuito de contribuir com a  Mesa Diretora do Tribunal de Justiça (TJMA), identificando os problemas mais frequentes nas demandas recebidas, gerando estatísticas, propondo soluções pertinentes e apresentando recomendações, visando ao aperfeiçoamento das atividades e serviços prestados pelo Poder Judiciário.

O relatório apresenta levantamentos sobre manifestações registradas pelos usuários e usuárias da Justiça e seus tipos, canais mais utilizados, unidades mais reclamadas e as mais elogiadas, eventos promovidos, projetos, além de considerações feitas pelo ouvidor, diante dos dados apresentados.

Durante a sessão plenária, o ouvidor-geral do Poder Judiciário, desembargador Kleber Carvalho, registrou agradecimentos ao presidente do TJMA, desembargador Lourival Serejo. "Meus agradecimentos ao desembargador Lourival Serejo, pela confiança, ao delegar a gestão da Ouvidoria do Tribunal de Justiça à minha pessoa", disse.

O desembargador Kleber Carvalho também enfatizou a importância e o alcance social do órgão. “Em nosso caminhar, buscamos sempre promover a aproximação dos cidadãos com a Justiça e estimular a participação popular no Judiciário por meio das itinerâncias. As atividades promovidas, durante a minha gestão à frente da Ouvidoria,  reafirmam o compromisso de proporcionarmos a melhoria dos serviços oferecidos aos usuários”, pontuou.

MANIFESTAÇÕES

Durante o biênio (2020-2021), a Ouvidoria recebeu 9.868 manifestações; em 2022, foram 1.379, totalizando 10.342 manifestações recebidas, durante a gestão do desembargador Kleber Carvalho. No biênio anterior (2018-2019), foram recebidas 8.963 manifestações pelo órgão.

As demandas da população foram recebidas por diferentes canais. Das 9.868 manifestações, 55,73% das demandas foram registradas por formulário eletrônico (5.500). Em segundo lugar, figurou o E-mail (1.856), e o Telejudiciário (1.426) ficou em terceiro lugar, dentre os canais mais utilizados.

AGILIDADE

Durante o biênio, a equipe da Ouvidoria conseguiu oferecer respostas às manifestações dos usuários e usuárias, em até 20 dias úteis, em mais de 97% dos casos verificados, contando com a colaboração de magistrados, magistradas, servidores e servidoras de todo o Poder Judiciário estadual. Em 2022, o percentual atingido até o momento da produção do relatório é de 99% de respostas apresentadas dentro do prazo.

PROJETOS E AÇÕES

No relatório apresentado pela Ouvidoria, também constam diversos projetos e ações desenvolvidos pela equipe do órgão, tais como: Projeto Ouvidoria Itinerante em Barreirinhas; Carta de Serviços; melhorias no sistema Attende; Monitoramento – Prêmio CNJ de qualidade; além da participação dos servidores e servidoras em capacitações, encontros e, ainda, na Feira do Empreendedor realizada em abril de 2022.

A Ouvidoria realizou, também, o lançamento do sistema Interact, fornecido pela Empresa Dígitro, utilizado pelo Telejudiciário, uma espécie de Call Center, ligado à Ouvidoria do TJMA, que presta um serviço relevante para todos os setores do Poder Judiciário do Maranhão, aperfeiçoando os canais de comunicação com a população, tais como Chat, (através do portal do TJMA), E-mail, Telegram e WhatsApp.

CANAIS

A Ouvidoria do Poder Judiciário do Maranhão – instalada no Fórum Des. Sarney Costa (Calhau) - disponibiliza diversos canais de atendimento à população, com o intuito de facilitar o acesso da população à Justiça e garantir os seus direitos.

Para registrar as manifestações, os usuários e usuárias podem ligar para os telefones 0800-7071581/ (98) 3194-5555 (Call-Center/Telejudiciário); acessar o formulário eletrônico no Portal do Tribunal de Justiça; encaminhar e-mail para ouvidoria@tjma.jus.br; ou baixar o aplicativo móvel “Ouvidoria TJMA” nas lojas virtuais de aplicativos.

A população também pode entrar em contato com a Ouvidoria via aplicativo WhatsApp: celular institucional (98) 98880-5251, (WhatsApp Business): (98) 3194-5849/ (98) 3194-5851/ (98) 3194-5854.

Confira AQUI o Relatório de Gestão da Ouvidoria.


Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198-4300

 

 

 

 

GALERIA DE FOTOS

DOWNLOADS