Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA divulgará resultado do Hackathon nesta terça, 19

O evento será transmito em live no YouTube do TJMA e Judiciário Exponencial

18/04/2022
Danielle Limeira

Nesta terça-feira (19), às 19h, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) divulgará, por meio de live de encerramento, o resultado do primeiro Hackathon do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), que teve como objetivo resolver o desafio: “Como melhorar o acesso à Justiça do cidadão e da cidadã maranhense?”. O evento virtual será transmitido ao vivo pelo Youtube do TJMA e Judiciário Exponencial. 

O presidente do TJMA, desembargador Lourival Serejo; o coordenador do Toada Lab, juiz Ferdinando Serejo e a secretária de Inovação, Luanda Santos participarão da live de encerramento, mediada pelo CEO de Inovação, Ademir Piccoli. 

Nos dias 8, 9 e 10 de abril, 15 equipes participaram da maratona de inovação, que resultaram em 15 projetos finalizados, sendo 13 aptos para avaliação dos jurados. O Hackathon aconteceu de forma remota, com a utilização da  plataforma de Desafios e Experiências Exponenciais do Judiciário Exponencial (DEX2) [https://jedex2.com/] e plataforma de comunicação denominada Discord [https://discord.com].

O evento - que é coordenado pelo Laboratório de Inovação do TJMA, Toada Lab, e organizado pela empresa de inovação Judiciário Exponencial - contou com atividades síncronas como palestras, mentorias e dinâmicas de interação entre os participantes. 

TROCA DE EXPERIÊNCIAS

Para maratonista Lindalva Harache, técnica judiciária do TJMA,  do 3° Juizado Especial Criminal, participar do primeiro Hackathon organizado pelo TJMA foi uma experiência incrível e enriquecedora. “A oportunidade de participar de um time formado por pessoas de vários cantos do Brasil, proporcionou a todos muitas trocas de experiências e de conhecimentos, sendo de grande relevância para o desenvolvimento do projeto apresentado no final da maratona”, revelou.

Lindalva Harache afirmou que os dias do Hackathon do TJMA foram de total entrega. “A organização do hackathon e o suporte oferecido aos participantes foram excelentes. Confesso que superou todas as minhas expectativas”, frisou.

A laboratorista e plantonista na maratona, Talga Rylla Araujo, secretária judicial do TJMA, afirmou que “foi muito gratificante ver como os participantes se envolveram no evento para contribuir e encontrar soluções em demandas que não imaginávamos a forma de resolvê-las”, revelou a secretária.

Talga Araujo destacou a multidisciplinaridade entre os participantes e o ganho dessa diversidade para construir projetos práticos para resolver os problemas da Justiça estadual. “Essa forma de inovação aberta propiciou o envolvimento de pessoas de todos estados e estudantes de várias áreas, como engenharia, ciências da computação, áreas jurídicas, todos reunidos para que surgissem novas ideias e novos projetos promover a resolutividade”, afirmou.

PRÊMIOS

Para o primeiro lugar, a equipe vencedora ganhará um notebook por participante (máximo de cinco pessoas); uma assinatura anual do JEx Play - o maior hub de conteúdos do sistema de Justiça (https://jexplay.com.br/) - para cada um e um kit de livros do Judiciário Exponencial. Para o segundo lugar, os integrantes receberão uma assinatura anual do JEx Play para cada um e um kit de livros do Judiciário Exponencial e o terceiro lugar uma assinatura anual do JEx Play para cada.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198.4370

GALERIA DE FOTOS