Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Caravana Restaurativa do TJMA encerra em Balsas a 1ª edição

05/04/2022
Ascom/TJMA

O município de Balsas, no sul do Maranhão, foi o último a receber a primeira edição do Projeto Caravana Restaurativa, idealizado pelo Núcleo Estadual de Justiça Restaurativa (NEJUR) do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).

A convite do juiz Douglas Lima da Guia, titular da 4ª Vara da Comarca de Balsas, no dia 30 de março, o juiz Jorge Sales Leite, coordenador do NEJUR, e as servidoras Samira de Jesus e Lorena Gaioso, integrantes da equipe técnica, realizaram as três atividades planejadas para a segunda semana da Caravana.

AÇÕES

As atividades foram iniciadas com uma reunião com gestores, gestoras e representantes de diversos órgãos, na sede da OAB – seccional de Balsas. Na ocasião, o desembargador José de Ribamar Castro, presidente da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), iniciou a reunião, saudando todos os convidados, ressaltando sua relação com a cidade, e reforçando o compromisso da Coordenadoria com esse novo olhar sobre a resolução do conflito.

Estiveram presentes cerca de 64 pessoas, representando os mais diversos órgãos dos municípios de Balsas, Fortaleza dos Nogueiras, São Pedro dos Crentes, Tasso Fragoso e Nova Colinas, que compõem a rede, além de representantes das secretarias de Saúde, Assistência Social, Polícia Militar, Guarda Municipal, Cruz Vermelha, Conselhos Tutelares, CREAS, escolas municipais, servidores e servidoras do TJMA, entre outros.

Logo em seguida, foi realizado o círculo de diálogo, no qual os participantes tiveram a oportunidade do contato com parte da metodologia e das técnicas utilizadas em um círculo.

ENCONTRO COM ESTUDANTES

Já durante a noite, a Caravana Restaurativa foi recebida no auditório da Faculdade Unibalsas, por cerca de 300 estudantes dos cursos de Direito (UniBalsas) e Serviço Social (Unopar e Facam), além da comunidade em geral. No encontro, os participantes puderam, por meio da palestra proferida pelo juiz Jorge Leite, conhecer um pouco sobre a Justiça Restaurativa e tirar dúvidas sobre sua aplicabilidade.

Encerrando as atividades, na manhã de quinta-feira (31), a equipe do NEJUR esteve disponível no fórum de Balsas, para atendimento à comunidade e plantão tira-dúvidas.

SALDO POSITIVO

A Caravana Restaurativa foi uma ação inovadora, desenvolvida pelo Núcleo Estadual de Justiça Restaurativa, que teve o principal objetivo de disseminar para as cidades do interior do estado sobre princípios e características da Justiça Restaurativa.

Nessa primeira edição, a Caravana passou pelos municípios de Timon, Bacabal, Vitorino Freire, Imperatriz e finalizou as atividades em Balsas. Centenas de pessoas, entre os juízes e juízas de cada comarca, autoridades locais e a comunidade em geral, foram impactadas com as ações desenvolvidas.

De acordo com o juiz Jorge Sales Leite, coordenador do NEJUR, a Caravana teve um saldo bastante positivo, pois possibilitou que muitas pessoas conhecessem o que é a Justiça Restaurativa e quais ações ela contempla.

“Participar desse projeto da Caravana Restaurativa, idealizado pelo NEJUR do TJMA, foi muito, mas muito gratificante mesmo – pelos encontros e conexões realizadas com toda uma rede de proteção, participativa e esperançosa. Agradeço a nossa equipe técnica, Ana Letícia, Lorena, Samira e a todos os colegas juízes e juízas e parceiros que nos ajudaram a concretizar esse projeto de restauração das relações e de vidas”, disse o magistrado.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98)3198-4370

GALERIA DE FOTOS