Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Vitorino Freire recebe o projeto Caravana Restaurativa

A iniciativa será realizada em Imperatriz e Balsas na próxima semana

25/03/2022
Ascom/TJMA

O Tribunal de Justiça do Maranhão, por meio Núcleo Estadual de Justiça Restaurativa (NEJUR), vinculado à Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), lançou, nessa quarta-feira (23), o projeto Caravana Restaurativa, na comarca de Vitorino Freire, a terceira contemplada com a ação nesta semana.

A programação foi iniciada com palestra sobre Justiça Restaurativa voltada para servidores, servidoras e representantes de diversas instituições da comarca e de cidades vizinhas de Brejo de Areia e Altamira do Maranhão.

Na quinta-feira (24), a caravana continuou suas atividades com uma mesa de abertura, composta pela juíza titular da 2ª Vara de Vitorino Freire, Josane Farias Braga; pelo juiz titular da Vara de Família de Bacabal e coordenador do NEJUR, Jorge Leite; pela prefeita da cidade, Luanna Bringel Rezende Alves; pela conselheira Telma Gonçalves Oliveira; e pelo professor da escola municipal Aparício Bandeira, Wadson de Lima.

O presidente da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), desembargador José de Ribamar Castro, participou do evento por videoconferência, dando as boas-vindas a servidores, servidoras e à comunidade de Vitorino Freire, reafirmando o apoio da CIJ na realização das atividades.

Na oportunidade, a prefeita Luanna parabenizou a organização da caravana e demonstrou interesse pela temática apresentada, tendo em vista os resultados positivos que podem ser alcançados com a Justiça Restaurativa.

A caravana encerrou a programação, na cidade, com a realização do círculo de diálogo para aprofundamento das temáticas apresentadas e troca de experiências. 

A juíza Josane Farias Braga, que também integra a equipe do Núcleo Estadual de Justiça Restaurativa, avaliou positivamente a passagem da Caravana Restaurativa pela comarca. “Receber a Caravana da Justiça Restaurativa, em nossa comarca, foi um grande passo para sensibilizar diversos atores sociais integrantes da comunidade e da rede multidisciplinar e articular os primeiros passos para o conhecimento, capacitação e posterior implementação da Justiça Restaurativa em Vitorino Freire. Estamos muito gratos e com expectativa na formação de facilitadores e facilitadoras”, disse a magistrada.

A Caravana Restaurativa do TJMA continuará com a sua programação na próxima semana. Imperatriz receberá o projeto nos dias 28 e 29 de março. Em seguida, será a vez de Balsas, nos dias 30 e 31.

PARTICIPAÇÃO

Em Vitorino Freire, das 52 pessoas presentes nas atividades, 29 manifestaram interesse em participar das formações em Justiça Restaurativa.

Em Timon, participaram 17 pessoas da reunião, 120 da palestra e 20 do círculo de diálogo. Já em Bacabal, 30 pessoas estiveram presentes na reunião e 50 na palestra. No círculo, participaram algumas pessoas que também estavam nas outras ações na cidade.

 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198-4370

GALERIA DE FOTOS