Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA realizou mais de 200 mil videoconferências em um ano

Apenas o Balcão Virtual foi responsável por mais de 75 mil transmissões por vídeo no período de março de 2021 a fevereiro de 2022

07/03/2022
Paulo Lafene

O Poder Judiciário do Maranhão realizou 202.060 videoconferências no período de março de 2021 a fevereiro de 2022, o que dá uma média mensal aproximada de 16.838 videoconferências no período de um ano. Apenas o Balcão Virtual foi responsável por mais de 75 mil transmissões por vídeo no período, com média mensal de 6.303 videoconferências. Outras 126.427 videoconferências foram realizadas pelas cerca de 300 unidades do Judiciário no estado, o que dá uma média aproximada de 10.536 transmissões por mês.

Videoconferências realizadas em 12 meses - TJMA

Com a adoção de medidas preventivas e a implantação do trabalho remoto, inicialmente, por meio de atos e portarias assinadas, em março e abril de 2020, pelos desembargadores Joaquim Figueiredo e Marcelo Carvalho Silva, então presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão e corregedor-geral da Justiça, respectivamente, e, desde o final de abril de 2020, pelos desembargadores Lourival Serejo (presidente do TJMA) e Paulo Velten (corregedor-geral da Justiça), em razão da pandemia mundial causada pelo SARS-CoV-2, também conhecido como novo coronavírus, e pela doença Covid-19, a videoconferência mostrou-se um meio seguro de interação nas diversas relações profissionais entre magistrados, magistradas, servidores, servidoras, operadores(as) de direito e o público em geral.

BALCÃO VIRTUAL

Videoconferências realizadas em 12 meses - Balcão Virtual

No começo de abril de 2021, o TJMA implantou a plataforma de videoconferência Balcão Virtual, para prestar atendimento a advogados, advogadas, partes e interessados(as), durante todo o horário de expediente forense no Judiciário estadual. Por meio da ferramenta, as secretarias e diretorias judiciais do primeiro e segundo graus prestam atendimento ao público em geral de forma similar ao atendimento disponibilizado pelo balcão regular, tornando permanente o acesso remoto e imediato dos usuários e usuárias aos serviços da Justiça.

O Balcão Virtual faz parte do programa de inovação Justiça 4.0, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que objetiva promover o acesso à Justiça, por meio de ações e projetos desenvolvidos para o uso colaborativo de produtos que empregam novas tecnologias e inteligência artificial.

DADOS

Os dados foram retirados do sistema e disponibilizados pela Diretoria de Informática e Automação do TJMA. São referentes a todas as videoconferências realizadas por unidades de 1º e 2º graus do Judiciário maranhense, incluindo sessões, audiências, palestras, reuniões, workshops, atendimento ao público externo, dentre outras formas de interação on-line. 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98)3198-4370

GALERIA DE FOTOS