Judiciário disponibiliza Serviço de Atendimento ao Usuário de TI

03/01/2022
Ascom/TJMA

Buscando otimizar os processos de atendimento ao usuário dos serviços de tecnologia da informação (TI), o Poder Judiciário lançou uma ferramenta que permite ao público cadastrar solicitações e acompanhar o andamento. O Serviço de Atendimento ao Usuário de TI pode ser acessado através do navegador de internet, por meio do link: https://sdesk.tjma.jus.br ou baixando o aplicativo disponível para Android e iOS (SDESK). No portal do Poder Judiciário, o link pode ser acessado através do menu “Serviços”.

O sistema de acompanhamento de chamados do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) segue a Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-JUD) para o sexênio 2021-2026, instituída por meio da Resolução Nº 370 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em harmonia com os macrodesafios do Poder Judiciário, em especial com o que estabelece o “Fortalecimento da Estratégia Nacional de TIC e a Proteção de Dados”.

Segundo o diretor de Informática do TJMA, Paulo Rocha Neto, o serviço busca atender todos os usuários dos serviços de tecnologia do Judiciário maranhense, em especial servidores e servidoras, magistrados e magistradas, promotores e promotoras de Justiça, defensores e defensoras públicos, advogados e advogadas, entre outros.

Para acessar o serviço, os usuários devem realizar um cadastro informando os dados solicitados, para permitir o cadastramento e acompanhamento das solicitações, podendo manifestar o grau de satisfação do atendimento. “Com essa ferramenta, o Judiciário coloca uma solução à disposição do público para facilitar o acesso e aumentar a eficiência dos serviços e da segurança da informação”, avalia.

ESTRATÉGIA NACIONAL

Conforme a Resolução Nº 370 do CNJ, a Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário é orientada em seu preâmbulo pelos Objetivos Estratégicos, distribuídos nas perspectivas a) Sociedade, que envolve os Objetivos de Aumentar a Satisfação dos Usuários do Sistema Judiciário (1) e Promover a Transformação Digital (2); b) Aprendizado e Crescimento, vinculada aos Objetivos de Reconhecer e Desenvolver as Competências dos Colaboradores (3); e Buscar a Inovação de Forma Colaborativa (4); e c) Processos Internos, que envolve os Objetivos de Aperfeiçoar a Governança e a Gestão (5); Aprimorar as Aquisições e Contratações (6); Aprimorar a Segurança da Informação e a Gestão de Dados (7); e Promover Serviços de Infraestrutura e Soluções Corporativas (8).

“A Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-JUD) tem como meta promover a melhoria da governança, da gestão e da colaboração tecnológica no âmbito do Poder Judiciário, visando direcionar e propiciar a eficiência, eficácia, efetividade e economicidade dos órgãos, com o objetivo de maximizar os resultados com otimização de recursos”, estabelece a Resolução Nº 370 do CNJ.

Agência de Notícias do TJMA

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