Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Formação em Círculos de Construção de Paz e Justiça Restaurativa

JUSTIÇA RESTAURATIVA

16/08/2021
Ascom ESMAM

Quer conhecer mais sobre os círculos de construção de paz e a justiça restaurativa? Inscreva-se, até 22 de agosto, no Programa de Formação em Círculos de Construção de Paz para Ambientes Escolares - Noções Básicas e Práticas, que será promovida pela Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), de 23 de agosto a 28 outubro, em parceria com a organização Círculos em Movimento – uma inovadora filosofia sobre gestão de conflitos e importante metodologia para colocar em prática a justiça restaurativa.

O curso, com duração de 40 horas, será ofertado em duas etapas, sequenciais entre si, de conteúdo introdutório à prática dos Círculos de Construção de Paz em ambientes escolares, denominados “Noções Básicas” e “Noções Práticas”. Cada módulo terá carga horária de 20 horas-aula, distribuídas em quatro semanas, com dois encontros semanais síncronos (ao vivo) com duração de duas horas; e três horas de atividades complementares assíncronas, incluindo videoaulas, com as autoras do método, professoras Kay Pranis e Carolyn Boyes-Watson.

Círculos em Movimento 4

Podem participar servidores(as), magistrado(as) do Tribunal de Justiça do Maranhão, integrantes de comunidades, escolas estaduais e municipais públicas e privadas (professores, gestores, alunos, pais e/ou responsáveis, demais interessados) representantes de instituições públicas e da sociedade civil. As vagas também são destinadas aos membros e/ou servidores(as) do Ministério Público, Defensoria Pública, Sistema Penitenciário, Sistema Socioeducativo, pesquisadores, facilitadores e/ou profissionais do Direito que já atuem em processos de Justiça Restaurativa

As inscrições serão feitas  AQUI utilizando o cupom (senha) "ESMAM" para acesso na plataforma Círculos em Movimento, responsável pela capacitação e certificação dos participantes. 

As informações sobre o conteúdo programático, agenda de aulas online e instruções de acesso às atividades serão enviadas aos inscritos, pelo e-mail informado no ato da inscrição. 

CIRCULOS EM MOVIMENTO

O projeto Círculos em Movimento nasceu por iniciativa da Escola da Magistratura da AJURIS (Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul) e do Instituto Terre des Hommes Brasil, tendo como parceiros o SESI e a Unesco / Criança Esperança.

O objetivo é difundir a filosofia e promover conhecimentos e intercâmbio de experiências e saberes sobre Justiça Restaurativa e estimular a prática dos Círculos de Construção de Paz em comunidades escolares de todo o país.

A organização tem como missão apoiar e fortalecer escolas, movimentos, iniciativas, organizações da sociedade civil e pessoas que se dedicam à promoção da Justiça Restaurativa e dos Círculos de Construção de Paz como estratégia de proteção, prevenção, promoção da cultura de paz e superação da violência envolvendo crianças, adolescentes, jovens, e seus entornos escolares, familiares e comunitários.

esmam@tjma.jus.br

Facebook - @esmam.tjma

Instagram - esmam_tjma

 

GALERIA DE FOTOS