Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Inscrições abertas para o curso sobre gordofobia, gênero e raça

11/08/2021
Ascom ESMAM

Estão abertas, até sexta-feira (13), as inscrições para o curso sobre Gordofobia, Gênero e Raça, promovido pelo Comitê de Diversidade do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio da Escola Superior da Magistratura do Maranhão.

A capacitação, destinada aos servidores(as) do Judiciário, acontecerá na plataforma EAD-ESMAM, de 27 de agosto a 4 de setembro, com 20 horas-aula (síncronas e assíncronas), sob a tutoria da professora Karina Vanessa Muniz.

O conteúdo abordará os conceitos de Raça e Racismo, debatendo sobre as questões de Gênero e Sexualidade no âmbito do Judiciário, interrelacionadas com a Gordofobia - estigma social da obesidade baseado no julgamento de uma pessoa por ter excesso de peso ou por ser obesa. É também conhecido como fat-shaming.

O objetivo é capacitar os participantes na elaboração de novas reflexões, discursos e práticas sobre os problemas sociais que influenciam na estigmatização do corpo gordo via exclusão social e preconceito, reconhecendo os impactos sociais e psicológicos a respeito das vivências em relação a gordofobia dentro dos seus contextos de atuação, por meio do desenvolvimento de proposta-ação da temática no meio judicial.

CALENDÁRIO DE AULAS

ASSÍNCRONAS – AMBIENTAÇÃO - 27 a 29 de agosto (sexta a domingo)

SÍNCRONAS (AO VIVO) – 30 de agosto a 4 de setembro – (segunda a sábado) – das 14h às 18h

A TUTORA

Karina Muniz é psicóloga, especialista em Psicologia Social e Antropologia, afroeducadora, afroempreendedora social, coordenadora pedagógica e de projetos sociais do Centro de Iniciação ao Trabalho (CIT), secretária de Juventude da UNEGRO, integrante do Núcleo Estadual da ANPSINEP e membro do GT de Relações Étnico-Raciais do CRP- Maranhão.

 

esmam@tjma.jus.br

Facebook - @esmam.tjma

Instagram - esmam_tjma

GALERIA DE FOTOS