Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA apresenta ações sustentáveis em congresso internacional

14/07/2021
Danielle Limeira

As práticas ambientais, sociais e de governança do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), foram destaques na apresentação do presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (PLS), desembargador Jorge Rachid, durante o Congresso Internacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), nesta quarta-feira (14), às 20h.

O evento – que acontece entre os dias 12 e 17 de julho de forma online – é promovido pela Ordem dos Advogados do Maranhão (OAB), por meio de sua Comissão de Desenvolvimento Sustentável, em parceria com a Rede Ágora. 

O desembargador Jorge Rachid participou da mesa-redonda “Resíduos, água e esgoto”, acompanhado da professora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Camylla Araújo; da Coordenadora do Programa São Luís Lixo Zero, Raíssa Amorim e da consultora e membro do Instituto Lixo Zero, Isayana Oliveira. 

Na mesa de abertura estavam presentes, a presidente da Comissão de Desenvolvimento Sustentável, Isabella Pearce; a advogada e presidente da Comissão de Direito Marítimo, Najla Buhatem Maluf (filha do desembargador Jorge Rachid) e o advogado Samir Murad.

AÇÕES EM DESTAQUE

No evento, o desembargador Jorge Rachid fez uma explanação sobre as principais ações de sustentabilidade promovidas no âmbito do Poder Judiciário do Maranhão, sob a anuência das metas prioritárias de gestão do presidente do TJMA, desembargador Lourival Serejo, em concordância com as metas 9 e 12 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Entre as ações destacadas – vinculadas às ODS’s 10, 12, 16 e 17 – o desembargador Jorge Rachid, ressaltou a coleta seletiva; o descarte adequado de pilhas, baterias e resíduos infectantes; a destinação de processos antigos para a reciclagem; a eliminação de compra de copos descartáveis; a eliminação de compra de água envasada em garrafas plásticas; a prática de contratações de empresas com critérios sustentáveis e a implantação futuramente de uma usina solar.

DADOS 

O desembargador Jorge Rachid também apresentou resultados das diversas campanhas e iniciativas do Núcleo de Gestão Socioambiental. Segundo as informações compartilhadas, a coleta seletiva solidária, nos últimos cinco anos, destinou mais de 300 toneladas de material reciclável (papel, papelão e pet) para a Cooperativa de Reciclagem de São Luís (COOPRESL), contribuindo para um aumento considerável da renda mensal dos agentes ambientais: de R$ 200 reais para dois salários-mínimos. O projeto beneficia diretamente 26 famílias.

Outro dado importante, resultado de “uma das iniciativas mais importantes adotadas desde 2018 pelo Judiciário maranhense”, segundo o magistrado, foi o descarte de 80 mil processos antigos, resultando em 64 toneladas de papel doadas à cooperativa.

A redução da geração de resíduos pela eliminação de compra de copos descartáveis também foi mencionada como uma medida importante adotada pelo TJMA. “O Tribunal de Justiça do Maranhão foi o primeiro tribunal do país a eliminar a compra de copo descartável, que foram substituídos por canecas, xícaras de fibra de coco e e-copos biodegradáveis”, disse o magistrado. Com a medida, mais de 20 milhões de copos descartáveis deixaram de ser utilizados.

O desembargador ressaltou que “o avanço da responsabilidade socioambiental não é uma tarefa fácil” e reconheceu que “eventos como este promovem mudança de cultura e geram impacto positivo na sociedade”.

NÚCLEO SOCIOAMBIENTAL

O Núcleo Socioambiental Comissão Gestora do PLS atua estimulando o uso racional dos materiais de consumo, visando a manutenção da sustentabilidade do TJMA. Por meio da Política de Sustentabilidade, desenvolve ações voltadas para a responsabilidade socioambiental e mudança de atitudes sustentáveis, como a redução do uso de papéis A4. 

O objetivo é promover práticas ecoeficientes no ambiente de trabalho, com a finalidade de adequar o gasto público ao uso sustentável dos recursos naturais e bens públicos, além da redução do impacto negativo das atividades do órgão no meio ambiente.

 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198 4370

GALERIA DE FOTOS