Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Demandas repetitivas e repercussão geral serão temas de evento online

INSCRIÇÕES ABERTAS

20/04/2021

O Núcleo de Gerenciamento de Precedentes do Tribunal de Justiça do Maranhão (NUGEP-TJMA), com o apoio da Escola Superior da Magistratura (ESMAM), promove o II Encontro Estadual sobre Precedentes Qualificados, que acontecerá dia 3 de maio, das 14h às 18h, com transmissão pelo canal EAD ESMAM, no Youtube. As inscrições estão abertas arté 25 de abril.

São 400 vagas disponíveis, com direito a certificação pela ESMAM. Podem participar magistrados, servidores do Judiciário, professores, operadores do direito, acadêmicos das faculdades locais e demais interessados.

Para os juízes e servidores do TJMA, as inscrições podem ser feitas no sistema acadêmico Tutor. O público externo poderá se inscrever, gratuitamente, por meio de formulário eletrônico disponível AQUI.

TEMAS E PALESTRANTES

Além de divulgar a sistemática dos precedentes judiciais, o evento tem como objetivo incentivar o conhecimento das soluções apresentadas pelo Código de Processo Civil de 2015 para os julgamentos de demandas repetitivas e de repercussão geral, uniformizando as decisões e garantindo isonomia e segurança jurídica no julgamento das ações.

O webinário reunirá palestrantes que são referência nacional e especialistas na discussão dos avanços sobre a tramitação processual e aplicabilidade da sistemática qualificada dos precedentes judiciais ao caso concreto, como forma de racionalização e eficiência da atividade jurisdicional.

O evento será aberto pelo presidente do TJMA, desembargador Lourival Serejo. Participam como palestrantes o presidente do NUGEP-TJMA, desembargador Paulo Velten Pereira (Gestão de Precedentes no TJMA), os juízes do TJMA Sônia Amaral (Precedentes e Gestão de Secretarias Judiciais) e Aureliano Coelho (Identificação das Demandas de Massa no 1º Grau), o juiz federal Newton Ramos (A aplicação de precedentes nas cortes de origem), o secretário de Gestão de Precedentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Marcelo Marchiori (Observância, distinção e superação de precedentes no modelo brasileiro: Uma proposta prática e colaborativa entre as instâncias), professor doutor Alexandre Freire (Repercussão geral da questão constitucional no STF).

VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

SERVIÇO

O QUE: II Encontro Estadual sobre Precedentes Qualificados

QUANDO: 3 de maio de 2021 - 14 horas

CANAL: Youtube EAD ESMAM

PÚBLICO: Magistrados, servidores do Judiciário, professores, operadores do direito, acadêmicos das faculdades locais e demais interessados.

INSCRIÇÕES: Gratuitas. 19 a 25 de abril. Pelo sistema acadêmico Tutor (magistrados e servidores do TJMA), formulário eletrônico (público externo


(esmam@tjma.jus.br)

Facebook - @esmam.tjma

Instagram - esmam_tjma 

GALERIA DE FOTOS