Poder Judiciário/Corregedoria ExtraJudicial/Mídias/Notícias
Prazo para inscrições no Casamento Comunitário LGBTQIA+ em Imperatriz termina nesta sexta-feira (7/8)
Casais interessados devem realizar a inscrição nos Cartórios de Registro Civil das Pessoas Naturais do 1º e do 2º Ofício da cidade
A Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial do Maranhão (COGEX) informa que terminam nesta sexta-feira (7/8) as inscrições para a primeira edição do projeto Casamentos Comunitários LGBTQIA+ no município de Imperatriz. Os casais interessados devem realizar a inscrição presencialmente nos cartórios do 1º e do 2º Ofício da cidade.
O projeto, que conta com o apoio do Comitê de Diversidade do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), busca fortalecer o acesso à cidadania, ampliar a garantia de direitos civis e reafirmar o compromisso do Poder Judiciário do Maranhão com a promoção da igualdade, da diversidade e dos direitos humanos, especialmente para grupos historicamente invisibilizados.
De acordo com a Portaria COGEX nº 111/2026, serão disponibilizadas 50 vagas, sendo 25 para cada cartório parceiro do projeto.
INSCRIÇÃO
Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais do 1º Ofício: Rua Godofredo Viana, nº 501, Edifício Antônio Lopes.
Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais do 2º Ofício: Rua Coronel Manoel Bandeira, nº 1.653
CERIMÔNIA
Data: 20 de agosto de 2026
Horário: 16h
Local: Fórum de Justiça Desembargador Raimundo Freire Cutrim, situado na Avenida Perimetral José Felipe de Nascimento, Quadra 17B, Residencial Kubitschek.
LISTA DE DOCUMENTAÇÃO
Para realizar a inscrição e dar início ao processo de habilitação para o casamento civil, os nubentes deverão apresentar os documentos originais e cópias dos seguintes documentos:
- certidão de nascimento (para solteiros);
- certidão de casamento com averbação do divórcio (para divorciados);
- certidão de óbito do cônjuge (para viúvos);
- autorização dos pais ou responsáveis, caso um dos nubentes seja menor de 18 anos;
- documento oficial de identificação com foto e CPF;
- comprovante de residência;
- declaração manuscrita de cada nubente manifestando a vontade de contrair matrimônio;
- telefone para contato;
- documentos de identificação (RG ou CIN e CPF) de duas testemunhas.
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial
E-mail: asscom-cogex@tjma.jus.br
Instagram: @cogex.ma
- Averbação: Anotação feita em um registro oficial (como certidão de nascimento ou de imóvel) para atualizar uma mudança, como um casamento ou construção.
- Certidão: Documento que comprova um fato ou uma informação.
- Desembargador: Magistrado que atua na 2ª instância do Tribunal de Justiça.
- Poder Judiciário: Poder do Estado responsável por julgar conflitos e aplicar as leis.
GALERIA DE FOTOS
Corregedoria ExtraJudicial
ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais
-
18/08/2026
Inscrições para seminário sobre o papel dos cartórios no combate à violência patrimonial seguem até quinta-feira (20)
-
18/08/2026
Ação social beneficia 73 pessoas com atualização de certidões
-
14/08/2026
Cartório do 2º Ofício de Porto Franco realiza palestra com gestantes sobre a importância do Registro Civil
-
17/08/2026
COGEX lança guia com orientações eleitorais para cartórios maranhenses
NOTÍCIAS RELACIONADAS
-
03/08/2026
Casamento Comunitário oficializa união de 37 casais em São Vicente Ferrer
-
29/07/2026
Seguem abertas Inscrições para edições do Casamento Comunitário LGBTQIA+ no Maranhão
-
23/07/2026
Inscrições abertas para a 3ª edição do Casamento Comunitário LGBTQIA+
-
08/07/2026
Judiciário promove casamento e reúne 100 casais em Imperatriz

