Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias
ESMAM 40 anos: Encontros com a História relembra período de transformações na formação judicial
Magistrados e magistradas se reuniram para avaliar avanços e inovações implementados durante a gestão do desembargador Jamil Gedeon
A Escola Superior da Magistratura do Maranhão realizou mais uma edição do Encontros com a História da ESMAM, iniciativa que integra a programação comemorativa pelos 40 anos da instituição. O terceiro encontro reuniu magistrados e magistradas na sede da Escola para revisitar momentos importantes da trajetória institucional, desta vez a partir das experiências do desembargador Jamil de Miranda Gedeon Neto, que esteve à frente da ESMAM nos anos de 2015 e 2016.
Em uma conversa marcada por memórias, reencontros e reflexões sobre os caminhos percorridos pela Escola, o ex-diretor destacou decisões estratégicas adotadas durante sua gestão que, segundo ele, contribuíram para estruturar avanços posteriormente incorporados à atuação da instituição.
"Olhando para trás, os anos de 2015 e 2016 podem ser vistos como uma verdadeira cápsula do tempo, em que conseguimos estabelecer sementes que germinaram trazendo grandes ganhos para a Escola. Várias decisões estratégicas foram tomadas nesses anos, que realmente plantaram as sementes de um novo futuro para a Escola", afirmou Jamil Gedeon.
O desembargador explicou que, ao assumir a direção, encontrou o desafio de conciliar a manutenção dos avanços conquistados por gestões anteriores com a necessidade de introduzir novas ideias e projetos. Ao lado do então vice-diretor, desembargador Paulo Sérgio Velten, a proposta era transformar a Escola em um espaço permanente de inovação e formação.
NOVA SEDE E ESTRUTURA PARA CRESCER
Entre os desafios identificados no início da gestão estava a estrutura física da Escola. À época, a ESMAM funcionava em um prédio alugado, com limitações de acessibilidade, estacionamento e distribuição dos setores.
Segundo Jamil Gedeon (de terno azul, na foto abaixo) a obtenção de um imóvel representou uma mudança importante para a instituição.

Desembargador Jamil Gedeon e o diretor da ESMAM, desembargador Antônio Vieira
"Nós obtivemos um contrato de comodato junto com a Associação dos Magistrados do Maranhão, que sempre foi uma grande parceira da ESMAM, e que nos permitiu o acesso a esse prédio, em que a Escola passou a ter uma instalação confortável, com uma localização centralizada, sem dificuldade de estacionamento, com espaço para crescer e, inclusive, ter mais setores de acordo com as necessidades e complexidades da própria Escola", relembrou.
EAD COMO ESTRATÉGIA DE INTERIORIZAÇÃO
Outro eixo destacado pelo desembargador foi a implantação e expansão do ensino a distância. O ex-diretor avaliou que a utilização de ferramentas de educação a distância poderia ampliar o acesso de magistrados(as) e servidores(as) de comarcas dos interiores do Maranhão, às atividades de formação promovidas pela Escola. A estratégia também buscava reduzir os custos relacionados ao deslocamento de professores, magistrados e servidores para São Luís.
Em 2015, a Escola ofertou o primeiro curso em EaD destinado a servidores(as) do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), com o tema "Atendimento ao Público", sob tutoria do servidor Jonnilson Passos. No mesmo ano, foi credenciado e ofertado o curso "Audiência de Custódia", considerado pioneiro no Brasil nesse formato de formação voltado a magistrados(as), tendo como tutora a juíza Karine Reis.
"Em 2015, nós criamos o Núcleo de Educação a Distância da Escola da Magistratura. Fomos a primeira escola judicial do país a ofertar um curso sobre Audiência de Custódia na modalidade EaD, credenciado pela ENFAM. Foi, de fato, uma iniciativa pioneira, cujo reconhecimento veio, inclusive, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)", destacou.
Para o magistrado, a iniciativa adquiriu dimensão ainda maior anos depois, durante a pandemia da Covid-19, quando a educação a distância se tornou fundamental para a continuidade das atividades de formação.
"Em 2015, olhando para trás, essa nossa cápsula do tempo nos mostrou como nós tomamos a decisão certa, porque a Escola, em 2020, já estava completamente preparada para atender a necessidade de formação continuada quando nós tivemos esse triste momento da pandemia da Covid", afirmou.
FORMAÇÃO DE MAGISTRADOS E FORMADORES
A gestão também foi marcada pela chegada de uma nova turma de magistrados. Ao assumir a direção da ESMAM, Jamil Gedeon recebeu o desafio de conduzir a formação inicial de 96 novos juízes aprovados em concurso público, em atendimento às exigências de formação estabelecidas pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM) e pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Outro projeto lembrado foi a Formação de Formadores (FOFO), iniciativa desenvolvida em parceria com a ENFAM para capacitar magistrados e servidores que atuariam como formadores.
A proposta buscava fortalecer não apenas a oferta de cursos, mas também a qualidade pedagógica das atividades desenvolvidas pela Escola. Entre as ações realizadas estiveram cursos sobre planejamento de ensino e encontros pedagógicos voltados à formação de formadores.
LEGADO E TRABALHO COLETIVO
Ao fazer um balanço da gestão, Jamil Gedeon destacou o cumprimento das metas estabelecidas para o período e atribuiu os resultados ao trabalho conjunto de magistrados, servidores e colaboradores.
"Nós olhamos para trás com o sentimento de dever cumprido e com o sentimento de que conseguimos, nesses dois anos, estabelecer boas bases para o contínuo crescimento e aperfeiçoamento da nossa Escola", afirmou.
O desembargador encerrou sua participação resgatando o lema que orientou sua equipe durante a gestão: "Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos".
MEMÓRIA QUE APROXIMA GERAÇÕES
A juíza Karine Lopes de Paz de Cardoso, que participou do encontro, destacou a importância da iniciativa para compreender a trajetória percorrida pela ESMAM até a estrutura que possui atualmente.
Segundo ela, o contato com os relatos dos antigos gestores permite que magistrados e servidores conheçam etapas da história que, com o passar do tempo, podem acabar sendo esquecidas.
"Quando a gente já acha a estrutura pronta e convive com a estrutura pronta, esquece muito da história. Acabamos não pensando muito na trajetória que foi até chegar numa estrutura tão profissional como a que temos hoje na ESMAM", observou.
A magistrada também ressaltou o caráter de integração promovido pelo projeto, que possibilita o reencontro entre colegas de diferentes gerações.
"Para além de rememorar a estrutura da Escola e o seu desenvolvimento, esses encontros nos dão a oportunidade de congregar com nossos colegas que, às vezes, pela correria e pelo volume de trabalho, acabam não tendo esse momento. É muito prazeroso estar aqui, compartilhar e relembrar histórias que vivemos juntos", afirmou.
HISTÓRIA CONSTRUÍDA A MUITAS MÃOS
Para o atual diretor da ESMAM, desembargador Antônio José Vieira Filho, a série representa uma oportunidade de reconhecer a contribuição de cada gestor que passou pela instituição ao longo de suas quatro décadas.
"Todos aqueles que passaram pela direção da Escola tiveram seu papel relevante e fundamental no desenvolvimento de cada etapa. Do primeiro ao último, todos tiveram sua participação. Se obtivemos o que temos hoje e estamos colhendo os frutos de tudo isso que foi plantado, é porque todos eles são importantes para que a Escola esteja onde se encontra hoje", finalizou.
Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br
Facebook: @esmam.tjma
Youtube: @eadesmam
GALERIA DE FOTOS
Escola da Magistratura
ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais
-
16/10/2026
ESMAM promove curso sobre Direito Notarial, Registral e Inspeções nas Serventias Extrajudiciais
-
15/10/2026
ESMAM 40 anos: Encontros com a História destaca expansão da pós-graduação na gestão do desembargador José Jorge Figueiredo
-
16/10/2026
ESMAM abre inscrições para curso sobre comunicação da magistratura com a sociedade e a imprensa
-
15/10/2026
Plataforma EaD-ESMAM oferece vagas em cursos autoinstrucionais
NOTÍCIAS RELACIONADAS
-
15/10/2026
ESMAM 40 anos: Encontros com a História destaca expansão da pós-graduação na gestão do desembargador José Jorge Figueiredo
-
05/10/2026
ESMAM 40 anos: Froz Sobrinho relembra avanços na governança e transformação da formação judicial
-
22/09/2026
ESMAM 40 anos | Encontro resgata avanços históricos na gestão da escola judicial maranhense

