Foi realizada nesta segunda-feira (13/4), no Gabinete da presidência do Tribunal de Justiça do Maranhão, cerimônia de posse dos novos dirigentes da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), para o biênio 2026 - 2028.
O desembargador Antonio José Vieira Filho e a desembargadora Maria da Graça Amorim foram escolhidos por aclamação unânime, como diretor e vice-diretora da Esmam, durante sessão plenária administrativa do Tribunal de Justiça do Maranhão realizada no dia 8 de abril, após indicação do presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho.
A nova diretoria sucederá a gestão da desembargadora Sônia Maria Amaral Fernandes Ribeiro, e do vice-diretor, José Nilo Ribeiro Filho, que estavam à frente da instituição desde abril de 2024.
O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Froz Sobrinho agradeceu a magistrada Sonia Amaral e ao magistrado Nilo Ribeiro Filho e toda a equipe que fez parte dessa gestão. "Agora na condução do desembargador Antonio Vieira Filho e da desembargadora Maria da Graça Amorim e toda a Mesa Diretora, desejo que possam também continuar nessa esteira de excelência”, comentou.
A desembargadora Sônia Amaral agradeceu todo o apoio e parceria do desembargador Froz Sobrinho, na sua gestão à frente da Esmam.

“Nesses dois anos, não poupou esforços para ajudar a escola a crescer, saiba que seu nome como diretor, já estava escrito naquela escola, mas comigo, e o desembargador Nilo voltou a se inscrever na história da escola, porque o muito que conseguimos fazer foi graças à parceria que V. Exª, ao longo de todos esses dois anos nos deu a chance de experimentar”, comentou.
Falou sobre os avanços em eventos de formação continuada que foram realizados nesse período, além dos projetos Esmam Itinerante, levando conhecimento aos servidores/as pelo interior maranhense e Ciclos Dialéticos, que tem o objetivo de promover o diálogo qualificado entre magistrados/as, servidores/as, comunidade acadêmica e sociedade civil, consolidando o evento como um espaço permanente de discussão sobre temas atuais do Direito e da atuação do Poder Judiciário.
Os termos de posse dos novos dirigentes foram lidos pela diretora-geral do TJMA, juíza Ticiany Gedeon Palácio.


O presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho, fez a entrega do Mérito Acadêmico Esmam José Pires da Fonsêca, ao diretor e vice-diretora, em cumprimento ao que estabelece o art. 6º da Resolução nº 69/2008.


O diretor empossado, Antonio José Vieira Filho disse que o trabalho realizado pela nova gestão não será isolado.
“Devemos discutir e ponderar para concluir o trabalho com os servidores e magistrados aquilo que a instituição se propõe como cursos, congressos, palestras, mestrados e doutorados, ou seja, cultura e tudo mais que possa contribuir com o conhecimento em prol do Judiciário”, concluiu.
A vice-diretora, Graça Amorim agradeceu a oportunidade.
"Acho que é uma missão de vida, ocupar o cargo de vice-diretora da ESMAM com o meu querido Antonio Vieira e que nós possamos fazer um trabalho que nos deixe cada vez mais fortalecidos e formadores da sociedade do Judiciário como todo. E garanto a vocês, que terão todo o meu compromisso e meu empenho, para que nós possamos levar o Judiciário cada vez mais perto da sociedade", finalizou.
A solenidade de posse reuniu magistrados e magistradas, servidores e servidoras, além de amigos e familiares dos novos diretores.
ESMAM
Fundada há 39 anos, a Escola Superior da Magistratura do Maranhão tem como missão promover a formação inicial e continuada da magistratura e dos profissionais do Judiciário maranhense, oferecendo serviços jurídico-educacionais à comunidade e contribuindo para ampliar a efetividade da prestação jurisdicional por meio do ensino e da pesquisa.
PERFIS
Antônio José Vieira Filho exerceu a advocacia até 1989, tomou posse na magistratura em 4 de janeiro de 1990. Atuou como juiz de Direito nas comarcas de Alcântara, Barra do Corda e Itapecuru-Mirim, sendo promovido para São Luís em maio de 1995. Na capital, foi titular da Vara da Fazenda Pública, da Segunda Vara de Entorpecentes, da Sexta Vara da Família e da Vara da Saúde Pública.
Também exerceu funções na Justiça Eleitoral, atuou como juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça e foi promovido ao cargo de desembargador do TJMA em fevereiro de 2021.
Maria da Graça Peres Soares Amorim possui formação em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA). É especialista em Direito Constitucional pela UFMA e especialista em Direito e Ciência Jurídica pela Universidade de Lisboa, em Portugal.
Veja mais fotos no álbum de Ribamar Pinheiro
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055 2026