Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Evento sobre ética ambiental está com inscrições abertas

Nova abordagem do tema alia o respeito à natureza e preservação do equilíbrio humano

03/10/2022
Ascom ESMAM

Uma postura ética e comprometida com o meio ambiente pode reverter a destruição do planeta? Esse e outros questionamentos estão na pauta de discussões a serem apresentadas na palestra Ética Ambiental, com o jurista José Renato Nalini, no dia 7 de outubro, às 9h30, no Auditório da Associação de Magistrados do Maranhão (AMMA).

As inscrições são gratuitas para os públicos interno e externo. Magistrados(as) e servidores(as) que atuam nas comarcas do interior, que estejam inscritos poderão validar suas presenças por meio do chat on-line do canal TJMA OFICIAL no YouTube, durante a realização do evento, garantindo assim a sua certificação. 

PRESERVAÇÃO DO EQUILÍBRIO HUMANO 

A iniciativa é do Núcleo de Gestão Socioambiental do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), com o apoio da Escola Superior da Magistratura (ESMAM), visando ampliar o debate sobre o tema e conscientizar os profissionais do Judiciário e demais participantes sobre as conexões entre respeito à natureza e preservação do equilíbrio humano, conforme defende Nalini.  

A programação, que terá como mediador o desembargador Jorge Rachid, presidente do Núcleo Socioambiental, e também abordará de forma prática sobre o uso apropriado da água, contaminação industrial, biodiversidade e a gestão dos resíduos sólidos e efluentes sanitários. 

ÉTICA E SOBREVIVÊNCIA 

Desembargador aposentado e ex-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), conferencista, palestrante e autor de livros, Renato Nalini propõe, em sua obra "Ética Ambiental", que o desrespeito para com a natureza evidencia a ruptura de uma das mais significativas esferas de relacionamento preservadoras do equilíbrio humano. "A criatura racional precisa estar em paz consigo mesmo, com o próximo, com a natureza e com a transcendência. Ser ambientalmente ético é hoje questão de sobrevivência, da qual ninguém, com o mínimo de sensibilidade, pode se descuidar", assevera o jurista.

Mestre e doutor em Direito Constitucional, Nalini foi desembargador do TJSP, responsável pela conclusão do projeto TJ 100% Digital, alcançada em dezembro de 2015. Foi promotor de justiça e secretário de Educação do Estado de São Paulo. Atualmente, é reitor da Universidade Corporativa dos Registros de Imóveis (UniRegistral). Nalini é conhecido na comunidade jurídica por obras sobre ética e pela atuação na EPM e na Academia de Letras de São Paulo.

INSCRIÇÕES

As inscrições gratuitas estão abertas até 6 de outubro. Para participar de forma presencial, os interessados e interessadas devem se inscrever pelo Sistema Acadêmico Tutor (profissionais do TJMA), e por meio de formulário eletrônico (público externo e proffisionais do TJMA que atuam nas comarcas do interior).

Para participação à distância, modalidade exclusiva para o público das comarcas do interior, basta cadastrar-se no link abaixo. O formato adotado tem a finalidade de contemplar tanto o corpo funcional da capital quanto das comarcas dos demais municípios do Maranhão. 

A certificação de participação no evento será emitida pela ESMAM, mediante validação da presença. 

Clique e inscreva-se: 

Servidores e magistrados TJMA - Presencial

Público externo

Para acessar a distância - Remoto (comarcas do interior)

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: esmam@tjma.jus.br
Facebook: @esmam.tjma
Instagram: esmam_tjma
Fone: (98) 3235-3231

 

 

GALERIA DE FOTOS