Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Curso de Português para o Serviço Público acontecerá em Caxias

Aulas serão realizadas no Fórum da Comarca de Caxias, nos dias 20 e 21 de outubro

30/09/2022
Ascom ESMAM

Para aprimorar a elaboração de documentos oficiais, no âmbito administrativo e judicial, a Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) promove, nos dias 20 e 21 de outubro (manhã e tarde), o curso Lições de Português para o Serviço Público, destinado aos servidores e servidoras do Tribunal de Justiça que atuam no Polo Judicial de Caxias. São 30 vagas disponíveis no sistema acadêmico Tutor, com inscrições abertas de 3 a 7 de outubro. As aulas presenciais acontecem no Fórum da Comarca. 

INSCREVA-SE AQUI

A capacitação, com atividades teóricas e práticas, é uma forma de aprimorar a escrita, por meio da aplicação de técnicas de redação oficial, em obediência ao emprego correto da ortografia e da gramática, prezando pela linguagem objetiva e de fácil compreensão por parte do público atendido pelo Judiciário, especialmente as partes processuais. Dessa forma, contribui com a melhoria dos serviços da Justiça oferecidos nas unidades administrativas e judiciárias das 107 comarcas maranhenses.

Diariamente, o judiciário produz milhares de documentos, a exemplo de memorandos, ofícios, termos de referência, contratos, alvarás, mandados, despachos e minutas de atos processuais. Todos esses expedientes e atos judiciais contêm informações, procedimentos e determinações, fazendo com que a Justiça se relacione com os mais diversos públicos, para os mais diversos fins. Daí a necessidade do aperfeiçoamento, visando a contribuir para uma comunicação clara e assertiva.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UNIDADE 1: Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP). Maiúsculas e Minúsculas. Grafia de Números, de Datas e de Horas. Uso de Siglas e de Abreviaturas. Colocação Pronominal. Concordância. Pontuação.

UNIDADE 2: Gênero Textual. Recursos de Coesão Textual. Paralelismo morfológico, sintático e semântico. Construção do Sentido do Texto. Linguagem Inclusiva de Gênero.

UNIDADE 3: Estruturação do parágrafo. Padrão Ofício. Uso de Negrito, de Itálico e de Sublinhado. Formas de Tratamento. Cabeçalho, Endereçamento, Vocativo e Fecho. Análise de textos produzidos no serviço público. Padronização de textos oficiais no âmbito do Judiciário do Maranhão.

A certificação (20 horas-aula) é emitida pela ESMAM, desde que cumpridos os requisitos necessários pelos cursistas. Os profissionais precisam possuir, pelo menos, 80% de presença e serem aprovados nos critérios de participação e postura colaborativa, além de desempenharem bem as tarefas repassadas durante o curso.

SOBRE O FORMADOR

Com formação em Letras e Direito, Fábio de Oliveira Sousa é analista de Letras do TJMA e professor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Portuguesa da Rede Estadual de Ensino. É especialista em Literatura Infanto-Juvenil e mestrando em Letras. Também atua como revisor de textos acadêmicos, jornalísticos e literários.
 

Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: esmam@tjma.jus.br
Facebook: @esmam.tjma
Instagram: esmam_tjma
Fone: (98) 3235-3231

GALERIA DE FOTOS