Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Curso discutirá aplicações do pensamento sistêmico

Curso presencial destaca técnicas voltadas para as áreas organizacional, judicial e geral

03/10/2022
Ascom ESMAM

As aplicações do Pensamento Sistêmico nas áreas judicial, organizacional e geral serão tema do novo curso da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), destinado aos profissionais que atuam no Judiciário. A capacitação será ministrada de forma presencial, de 18 a 20 de outubro (24 horas-aula). As inscrições estão abertas no sistema acadêmico Tutor, de 3 a 9 de outubro, sendo 40 vagas para magistrados(as) e 60 para servidores(as).

De acordo com a proposta formativa, o conteúdo abordará sobre a teoria do Pensamento Sistêmico e sua prática na compreensão e resolução de questões - públicas ou  privadas, institucionais e humanas.  

A metodologia contempla práticas, exercícios e movimentos integrativos, exploração de situações vivenciadas no cotidiano (aplicação imediata do pensamento sistêmico) e estudo de casos, que combinam conhecimentos do Pensamento Sistêmico, da Neurociência e das Constelações Familiares, além da Conflictologia, Neutralidade Ativa e vários outros conceitos essenciais ao entendimento e desenvolvimento do olhar e da postura sistêmica até sua utilização para resoluções de conflitos, soluções pacificadoras e administração de crises.
 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

DIA 18/10/2022
UNIDADE I – TEORIA DOS SISTEMAS – PENSAMENTO SISTÊMICO E FENOMENOLOGIA

UNIDADE II – AS LEIS NATURAIS SUAS OCORRÊNCIAS, INTERCORRÊNCIAS E FEITOS

DIA 19/10/2022
UNIDADE III – LEIS SISTÊMICAS ORGANIZACIONAIS

UNIDADE IV – CONFLICTOLOGIA

DIA 20/10/2022
UNIDADE V – NECESSIDADES

UNIDADE VI – O OLHAR E A POSTURA SISTÊMICA

SOBRE AS FORMADORAS 

Gracilia Herminia Amorim Portela é graduada em Direito, doutora em Ciências Sociais e Jurídicas, pós-graduada em Direito Tributário e em Gestão Pública Sistêmica, presidente da Academia Brasileira de Justiça Filosófico Sistêmica, Presidente da Comissão de Justiça Filosófico Sistêmica da OAB-RJ, palestrante condominial e motivacional sistêmica na área esportiva e de gestão.

Eulice Jaqueline da Costa Silva Cherulli -  Juíza do Tribunal de Justiça do Mato Grosso (TJMT), titular da 3ª Vara de Família da Comarca de Várzea Grande, integrante do Núcleo Gestor de Justiça Restaurativa (NUGJUR-MT), doutoranda e mestre em Filosofia, precursora da Lei 13.058/2014 – da Guarda Compartilhada, criadora dos cursos "Virando a Chave da Comunicação - Comunicação Não Violenta" e “Postura Sistêmica Diante da Vida” e de materiais sistêmicos (painéis, frases e círculos) utilizados nas oficinas e ambientação dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSCS-MT), formadora da EMERON, ESMEC, ESMAGIS.

Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: esmam@tjma.jus.br
Facebook: @esmam.tjma
Instagram: esmam_tjma
Fone: (98) 3235-3231

 

GALERIA DE FOTOS