Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Programa destaca importância da inteligência emocional no trabalho

Profissionais do TJMA recebem orientações sobre gerenciamento de emoções diante de situações críticas

24/06/2022
Ascom ESMAM

A compreensão da inteligência emocional e seus reflexos na gestão de comportamentos e sentimentos está sendo trabalhada em programa específico, organizado pela Escola Superior da Magistratura (ESMAM) para profissionais que atuam no Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).

"A base do treinamento é o reconhecimento das emoções por meio da consciência de mindfulness, ou atenção plena. Ao longo dos encontros alcançamos a capacidade de reconhecer de forma mais clara as emoções de terceiros, conseguindo também melhorar nossos relacionamentos interpessoais", explica Victor Tapias, que atua como instrutor.

Graduado em Direito e mestre em Psicologia pela USP, Tapias é certificado como instrutor de Mindfulness pelo Centro Mente Aberta (UNIFESP), instrutor de Yoga e Sports Coaching, além de membro colaborador do Laboratório de Pesquisa em Práticas Dialógicas e Colaborativas (DIALOG - USP - Ribeirão Preto).

GESTÃO DAS EMOÇÕES

“O conteúdo, teórico e prático, nos auxilia no âmbito pessoal e profissional, na identificação e gerenciamento de comportamentos, emoções, sentimentos e atitudes diante de situações críticas como as que lidamos diariamente, no atendimento e gestão das demandas de trabalho”, relata Cristina Otoni, servidora da Contadoria do Fórum de São Luís.

Para Gisele Silva, do 7º Juizado Cível, entender os seus próprios limites e das outras pessoas é um dos pontos mais relevantes do curso. “Essa percepção e tantas outras, como a escuta ativa, que muitas vezes não valorizamos, revelam o quanto somos emocionalmente inteligentes, e como isso pode contribuir para relacionamentos mais saudáveis. No curso, somos orientados a deixar de lado as distrações, pensamentos externos e sentimentos anteriores, para intencionalmente sentir, ouvir, viver plenamente a situação presente”, descreve.

Com aulas presenciais, a nova edição presencial do Programa de Inteligência Emocional foi desenvolvida nas comarcas de Timon, nos dias 20 e 21 de junho, e está em andamento em São Luís, nesta quinta e sexta-feira (23 e 24), na sede da escola judicial. Outras turmas ocorreram por videoconferência, com aulas online, beneficiando profissionais do TJMA em várias comarcas do Estado.

Núcleo de Comunicação da ESMAM

(esmam@tjma.jus.br)

Facebook - @esmam.tjma

Instagram - esmam_tjma

GALERIA DE FOTOS