Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Na segunda temporada, Café Literário recebe José Luiz de Almeida

Magistrado descreve a relação com os livros e a literatura como uma experiência "libertadora"

21/04/2022
Irma Helenn Cabral

Na segunda temporada do Café Literário, a Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) recebe o desembargador José Luiz Oliveira de Almeida. No programa, em conversa descontraída e informal, o magistrado descreve a relação com os livros e a literatura como uma experiência “libertadora”. Revela detalhes da sua trajetória pessoal e profissional influenciada pelo hábito de ler e comenta sobre leituras que moldaram sua personalidade.

“O incentivo para ler mais, no meu caso, não veio com um elogio, mas críticas, quando ainda estudante, sobre a baixa qualidade do que eu escrevia. Vi, então, que só a partir da leitura poderia melhorar a escrita. Fiz disso um hábito, que no início parecia difícil de se construir, mas do qual tornei-me dependente com o tempo”, relata o desembargador, autor de incontáveis crônicas, textos e artigos escritos a partir de observações do cotidiano, publicados em jornais e no blog joseluizalmeida.com.

 

 

Presidente da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) e membro titular do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA), José Luiz de Almeida, enfatiza que, na atividade judicante, é necessário mesclar o conteúdo excessivamente técnico com um teor de leitura mais humanista e prático. Ele prossegue citando autores, obras e personagens que marcaram sua trajetória, como O Processo, de Franz Kafka; Os Miseráveis, de Victor Hugo; e o Senhor das Moscas, de William Golding; além da obra de Machado de Assis, que, como ressalta, o fez aprofundar-se no mundo literário, indo além das leituras superficiais.

LEITURA E PERSONALIDADE

O desembargador dá dicas para os não adeptos sobre a construção do hábito de ler, sugerindo que a periodicidade de leitura seja de 15 a 20 por cento da obra, diariamente. “É preciso ler não só livros técnicos, mas enveredar pela literatura. É pela leitura que se vai construindo um nível de informação que leva até mesmo à construção da própria personalidade. Ler as grandes biografias pode ser um bom começo”, orienta.

Para finalizar, cita trechos de O Velho e o Mar, novela de Ernest Hemingway, escrita em Cuba, dizendo que, quando escreve, ressalta sempre observações sobre pequenos gestos de solidariedade, porque “é uma estupidez não ter esperança”.

CAFÉ LITERÁRIO

Apresentado pela servidora Anna Tereza Soares, com produção de Jacques Elray, o programa está disponível no canal EAD ESMAM DO YOUTUBE e nas redes sociais da Escola Superior da Magistratura do Maranhão - @esmam_tjma.

“O Café Literário é um espaço para interpretações diversas, amplas e filosóficas. Magistrados e magistradas compartilham suas impressões sobre o que leem e interpretam, além dos densos textos sobre Direito e da Justiça. Esperamos que seja um estímulo para a leitura de obras importantes e construção de novos saberes”, diz o diretor da ESMAM, desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos.

ASSISTA À ENTREVISTA COMPLETA 

 

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Anna Tereza Soares

Produção, Fotografia e Edição: Jaques Elray

Auxiliar Técnico: Leandro Silva

Apresentação: Anna Tereza Soares

VEJA TAMBÉM

Magistrados indicam livros e falam de experiências literárias

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM

esmam@tjma.jus.br

Facebook - @esmam.tjma

Instagram - esmam_tjma

¿

GALERIA DE FOTOS