Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Café Literário expõe experiências de leitura de magistrados e magistradas do TJMA

Convidados deixam o viés acadêmico de lado e falam sobre leituras inspiradoras que marcaram suas trajetórias

10/09/2021
Irma Helenn Cabral

Cheiro bom de café feito na hora, livros raros à mesa, ambiente acolhedor, compartilhamento de saberes e conteúdos que vão muito além do Direito ou da ciência jurídica. Assim é o Café Literário – programação em vídeos de curta duração, produzida pela ESMAM, a partir de experiências literárias de magistrados e magistradas, que deixam o viés acadêmico de lado e falam sobre leituras inspiradoras que marcaram suas trajetórias de vida. O programa está disponível nos canais e redes sociais da escola judicial.

“É um novo olhar sobre o que leem e interpretam os nossos magistrados e magistradas, além dos densos textos sobre Direito e da Justiça. Um espaço para interpretações diversas, amplas e filosóficas. Fico feliz com os resultados dessa produção da ESMAM. Espero que estimule a leitura de obras importantes e a construção de novos saberes”, acrescenta o diretor da ESMAM, desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos.

Anna Tereza Soares, servidora da ESMAM, apresentadora e idealizadora da proposta, explica que a conversa flui em torno de livros que se tornaram essenciais na formação humana do leitor ou leitora. “Com uma abordagem leve sobre essas experiências e curiosidades, tirando um pouco o foco das atividades funcionais dos participantes”, ressalta.

ESTREIA

Na primeira edição do Café Literário, em meio ao acervo afetivo e variedades da bebida símbolo de comunhão do Caffè Brasiliano (Rua Queopes, Renascença II), o desembargador e escritor João Santana Sousa (vice-diretor da ESMAM) conta um pouco sobre suas primeiras lembranças com a leitura e escrita, recuperando momentos, livros e experiências marcantes, muitas dessas relatadas em seu livro Menino Passarinheiro – o poeta dos passarinhos: registro da própria história do autor, bem retratada na vida brejeira de um menino da roça, como ele mesmo traduz.

A “viagem” é feita em companhia de escritores que emocionam desde sempre o magistrado de 75 anos, prestes a se aposentar. Com a mente lúcida, ele rememora os seus primeiros livros didáticos, aqueles que abriram portas para visitas às obras imortais de Casimiro de Abreu, Vicente de Carvalho, Olavo Bilac, José de Alencar e Aluísio Azevedo.

ASSISTA, AGORA, À PRIMEIRA EDIÇÃO DO CAFÉ LITERÁRIO DA ESMAM

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Anna Tereza Soares

Filmagem, Fotografia e Edição: Jaques Elray e Leandro

Apresentação: Anna Tereza Soares

Divulgação: Comunicação ESMAM

Apoio cultural: Caffè Brasiliano @caffebrasilianoslz

ESMAM 35 ANOS

O Café Literário integra um mix de conteúdos e eventos que marcam as comemorações dos 35 anos da ESMAM, cuja data será celebrada em 12 de novembro. Fazem parte do roteiro, a série de Aulas Magnas com juristas e palestrantes de renome nacional, que teve início em março; lançamento de revista científica; Simpósio de Direitos Humanos; entrega de medalhas e honrarias; nova edição da mostra de talentos e artes do Judiciário – ESMAM CULTURAL 2021; e lançamento do programa “Pílulas de Conhecimento”, com lembretes, dicas e informações relevantes para o dia a dia, já em produção pela escola.

 

esmam@tjma.jus.br

Facebook - @esmam.tjma

Instagram - esmam_tjma

(98) 3235 3231

GALERIA DE FOTOS