Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Inscrições para capacitação em Libras vão até esta sexta (23)

Curso é promovido pelo TJMA em parceria com a ESMAM

22/07/2021
Ascom/ESMAM

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio do Núcleo Permanente de Inclusão e Acessibilidade de Pessoa com Deficiência, em parceria com a Escola Superior da Magistratura do Maranhão (Esmam), realiza, de 4 de agosto a 19 de setembro, o Curso Básico de Libras. A capacitação é destinada a servidores e servidoras que atuam no Judiciário. 

As inscrições para o curso estão abertas até esta sexta-feira (23), no sistema acadêmico Tutor, na plataforma Sentinela. Faça a sua inscrição AQUI

A iniciativa atende ao disposto na Resolução nº 401/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e outras normas que orientam sobre a adequação das atividades dos órgãos do Poder Judiciário e de seus serviços auxiliares às determinações da Convenção Internacional sobre as Pessoas com Deficiência e pela Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.

A habilitação de servidores e servidoras intérpretes de Libras é promovida pela ESMAM desde 2009. Ao longo desse período, mais de 20 ações educacionais foram realizadas, capacitando cerca de 600 alunos, nos níveis Básico I e II.

CONTEÚDO 

De acordo com o conteúdo programático, o curso propõe a reflexão sobre o conceito e experiência visual dos surdos, a partir da perspectiva sociocultural e linguística. Atuará como tutora a professora Georgiana Castro dos Santos Lisboa.

A capacitação terá duração de 60 horas, divididas em seis módulos, com aulas remotas (síncronas) e práticas assíncronas, transmitidas pela plataforma EAD-ESMAM. 

ORGANIZAÇÃO DOS MÓDULOS

AMBIENTAÇÃO - 4 a 8/8 - Assíncrona    

MÓDULO I - 9, 11 e 13/08 - 14h às 17h – Síncrona (ao vivo)
Apresentação; Conceitos Linguísticos: Linguagem, Língua e Língua de Sinais; Alfabeto Datilológico; O que é Surdez? (Tipos de Surdez); Lei da Libras; Numerais em Libras; Incorporação dos Numerais. 

MÓDULO II – 16, 18 e 20 /08 - 14h às 17h – Síncrona (ao vivo)
Os parâmetros de Libras; par mínimos e sinais alofônicos; tipos de sinais; sinais referentes a saudações ou cumprimentos; tempo cronológico na Libras; sinais de família; dias da semana; meses do ano; batismo em Libras.

MÓDULO III – 23, 24 e 27/08 - 14h às 17h – Síncrona (ao vivo)
História da educação de surdos; par mínimo e alofonia; morfologia: verbos e substantivos, tempo, grau, número, gênero, singular e plural, pessoa; pronomes; sintaxe: tipos de frase; . pronomes; valores monetários.

MÓDULO IV – 30/08, 1º e 3/09 - 14h às 17h – Síncrona (ao vivo)
Iconicidade; arbitrariedade; adjetivos; bairros de São Luís; sinais de meio de comunicação; profissões; aplicativos de redes sociais; advérbio de frequência; vestuário.

MÓDULO V - 6, 8 e 10/09 - 14h às 17h – Síncrona (ao vivo)
Processo de formação de palavras na Libras; direção perspectiva; advérbios de tempo;  advérbios de modo incorporados aos verbos; meios de transportes; pronomes indefinidos e quantificadores

MÓDULO VI – 13, 15 e 17/09 - 14h às 17h – Síncrona (ao vivo)
Comunidade, cultura e identidade surda; o profissional intérprete de Libras, sinais de estado; vocabulário de cores; vocabulário de alimentos; contexto monetário e transações bancárias; sinais de lugares.

A TUTORA

Georgiana Castro dos Santos Lisbôa é intérprete de Libras, pedagoga, com mais de 20 anos de experiência. Especialista em Educação Especial, Técnicas de Tradução e Interpretação e Docência de Libras; vice-presidente da Associação de Intérpretes e Guias Intérpretes do Maranhão (AMATILS).

 

esmam@tjma.jus.br

Facebook - @esmam.tjma

Instagram - esmam_tjma

GALERIA DE FOTOS