Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Fake News será tema de curso da ESMAM

Inscrições abertas para servidores até o dia 23 de julho

19/07/2021
Ascom ESMAM

A Escola Superior da Magistratura do Maranhão (Esmam), realiza, de 4 de agosto a 5 de setembro de 2021, o curso “Fake News: modernidade, metodologia e regulação”. A capacitação é destinada a servidores e servidoras que atuam no Poder Judiciário estadual. 

As inscrições para o curso estão abertas no período de 19 a 23 de julho, no sistema acadêmico Tutor, na plataforma Sentinela. Faça a sua inscrição AQUI

A iniciativa atende à necessidade de atualização de servidores e servidoras da Justiça quanto aos principais temas e problemas enfrentados com a modernização do espaço público digital, principalmente com ênfase nas orientações emanadas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre a utilização de redes sociais.

CONTEÚDO 

Conforme conteúdo programático, o curso irá abordar a instabilidade informacional na conjuntura global, desenvolvendo o estudo das fake news em três grandes áreas: modernidade, metodologia e regulação.

Com carga horária de 40 aulas, a capacitação contemplará ambientação, durante 5 dias, onde a participação será considerada como frequência. Em seguida, serão realizadas 4 aulas ao vivo, distribuídas em quatro semanas.

O curso será realizado via plataforma EAD da ESMAM. A interação será realizada por meio de diálogo e troca de experiências e poderá ocorrer de forma assíncrona (em fóruns) ou síncrona (em aulas ao vivo ou em chats).

Dentre os assuntos a serem abordados durante a programação, destacam-se: Fake news e internet: a falsa novidade e o novo argumento; A nova retoricidade e a descentralização da arena política; A esfera pública digital: o paradigma da democracia deliberativa; Os direitos fundamentais e o uso das fake News; O ecossistema do discurso on-line e a proliferação de fake News, dentre outros.

TUTOR

O curso “Fake News: modernidade, metodologia e regulação” será ministrado pelo juiz Paulo Roberto Brasil Teles de Menezes.

Paulo Roberto é Juiz de Direito Titular da 1ª Vara da Comarca de Coelho Neto (MA) e Coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Timon (MA). É Doutorando em Direito do Estado/ Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Direitos Fundamentais pela Faculdade de Direito da Universidade de Granada (UGR/Espanha). Mestre em Direito Constitucional pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Graduado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). 

O magistrado Paulo Roberto Teles já atuou como pesquisador visitante no Centro de Investigación de Derecho Constitucional “Peter Häberle” da Universidade de Granada.

É autor dos livros "Fake News: modernidade, metodologia e regulação" (Ed. Juspodivm, 2021, 2ª. Edição) e “Diálogos Judiciais entre Cortes Constitucionais: a proteção dos direitos fundamentais no constitucionalismo global” (Ed. Lumen Juris, 2020, 1ª Edição).

 

esmam@tjma.jus.br
Facebook - @esmam.tjma
Instagram - esmam_tjma

GALERIA DE FOTOS