Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Curso de Psicopatologia Forense para profissionais do TJMA

INSCRIÇÕES ATÉ 2 DE JULHO

28/06/2021
Ascom ESMAM

A Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) realiza, de 9 de julho a 12 de agosto, o curso de capacitação e aperfeiçoamento em Psicopatologia Forense, destinado aos servidores e servidoras do Tribunal de Justiça que atuam como psicólogos/as nas diversas unidades judiciais especializadas.

Com aulas remotas (ao vivo) e práticas assíncronas, transmitidas pela plataforma EAD-ESMAM, a capacitação terá duração de 40 horas, sob a tutoria do professor-doutor Lucas Dannilo Aragão Guimarães

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI ATÉ 2 DE JULHO - 40 vagas ofertadas

QUALIFICAÇÃO

A Psicopatologia Forense é uma área fundamental para as investigações dos estados psíquicos considerados patológicos. Desta forma, o psicólogo que atua no contexto jurídico precisa compreender aspectos relacionados aos sintomas e sinais psicopatológicos, bem como as diferentes formas de avaliação, diagnóstico e compreensão do seu impacto nas demandas forenses.

O objetivo do curso é promover a qualificação teórico-técnica dos servidores/as que realizam avaliações psicológicas a nível jurídico, seja administrativamente ou judicialmente, oferecendo melhor suporte para compreensão das demandas psicopatológicas relevantes aos diferentes contextos forenses.

O conteúdo será dividido em três eixos de abordagem, com aulas síncronas e assíncronas, que destacam os fundamentos históricos do estudo psicopatológico no mundo e no Brasil, transtornos mentais de Relevância Forense (grupos I e II), métodos e técnicas de avaliação psicopatológica forense. Os participantes realizarão atividades práticas, estudos de caso e registros reflexivos sobre os temas, como forma de avaliação.

O TUTOR

Lucas Dannilo Aragão Guimarães é doutor em Psicologia (USF, nota CAPES 7), na área de Avaliação Psicológica, mestre em Ciências e Saúde (UFPI), neuropsicólogo, especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (UESPI), perito psicólogo, analista judiciário-Psicólogo (TJMA), professor adjunto de Psicodiagnóstico da UFPI, coordenador do Laboratório de Avaliação Psicológica e Perícia Forense (LAPEP-UESPI), pesquisador nas áreas de construção de instrumentos psicológicos, entrevista forense, violência sexual contra crianças e adolescentes e perícia psicológica.

ATENÇÃO! A Divisão de Treinamento e Avaliação (DTA) informa que os inscritos que chegarem ao final do curso sem participação nas atividades propostas ficarão impossibilitados de participar dos próximos dois cursos oferecidos pela ESMAM, nos termos da Instrução Normativa ESMAM nº 04 de 06 de Dezembro de 2016.

 

esmam@tjma.jus.br

Facebook - @esmam.tjma

Instagram - esmam_tjma

GALERIA DE FOTOS