Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Estudantes de psicologia concluem capacitação para atendimento às mulheres vítimas de violência

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR

10/05/2021
Ascom ESMAM

Cerca de 200 estagiários, professores, supervisores e preceptores das clínicas-escolas dos cursos de Psicologia da Faculdade Pitágoras e Universidade CEUMA concluíram, na sexta-feira (7), capacitação online com o tema Atendimento às mulheres em situação de violência doméstica e familiar: uma abordagem multidisciplinar em rede. O objetivo é sensibilizar e treinar as clínicas escolas sobre as particularidades da assistência psicológica direcionada a essa demanda, identificada pelas varas judiciais especializadas e a Casa Abrigo de Mulheres.

O treinamento integra as ações iniciais estabelecidas em termo de cooperação técnica entre a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Maranhão (CEMULHER-TJMA) e universidades locais, com o apoio pedagógico da Escola Superior da Magistratura. a fim de ampliar a rede de colaboradores no atendimento às vítimas.

COOPERAÇÃO

Por meio do acordo, que segue normas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Conselho Federal de Psicologia (CFP), a clínica-escola do CEUMA ofertará, de forma gratuita, assistência psicológica às mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

A ESMAM oferece suporte na capacitação e certificação dos participantes, com o apoio da Divisão de Projetos e Desenvolvimento Institucional e da Supervisão da Plataforma de Educação à Distância (EAD-ESMAM), onde são ministradas as aulas online com duração de 8 horas para cada grupo.

ABERTURA WEBINÁRIO PSICOLOGIA CEUMA

Representante da CEMULHER, CEUMA e ESMAM participaram da abertura do webinário

 

POLÍTICA DE ENFRENTAMENTO

Dados do Departamento de Feminicídio da Casa da Mulher Brasileira revelam que no ano passado, foram registrados 60 feminicídios no Estado, sendo 12 na região metropolitana de São Luís e sete na capital.

Na abertura dos cursos, o desembargador Cleones Carvalho Cunha, presidente da CEMULHER, destacou a importância da coordenadoria para o cumprimento da política judiciária estadual de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres e seus dependentes e ressaltou a importância da parceria.

“O contato mais próximo das instituições de ensino de psicologia e de outras áreas com a rede de profissionais que conhecem as condutas apropriadas para o apoio integral a essas vítimas fortalece a atenção necessária e certamente tornará o trabalho mais eficaz”, concluiu o magistrado.

O diretor da ESMAM, desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos, deu as boas-vindas aos participantes e disse que toda a estrutura da escola está à disposição para fomentar as inciativas das diversas unidades do Tribunal de Justiça e de seus parceiros institucionais, que atuam na promoção dos direitos humanos e políticas e enfrentamento das desigualdades sociais.

Também participaram da abertura das atividades, a coordenadora do curso de Psicologia do CEUMA, professora Ana Flavia Lima; a coordenadora do curso de psicologia da faculdade Pitágoras, Fernanda Tabita; os juízes auxiliares da CEMULHER, Júlio Praseres e Lidiane Melo; o coordenador administrativo da CEMULHER, Arthur Darub; o secretário-geral da ESMAM, Osman Bacellar; a supervisora de Tecnologias da Informação e Comunicação da ESMAM, Gislaine Balbino; e as palestrantes do webinário, Edla Ferreira, Luana de Barros e Amanda Rolim.

GALERIA DE FOTOS