Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Capacitação para assistência psicológica às mulheres vítimas de violência

Com aulas online, curso será ofertado pela CEMULHER e ESMAM

03/05/2021
Ascom ESMAM

A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Maranhão (CEMULHER-TJMA), em parceria com a Escola Superior da Magistratura (ESMAM), realiza de 4 a 7 de maio, o webinário Atendimento às mulheres em situação de violência doméstica e familiar: uma abordagem multidisciplinar em rede. O objetivo é sensibilizar os participantes sobre as particularidades dessa demanda na oferta do atendimento psicológico.

A capacitação integra as ações iniciais estabelecidas em termo de cooperação técnica com universidades e faculdades locais, sendo destinada aos estagiários, professores, supervisores e preceptores das clínicas-escolas do curso de Psicologia das faculdades Pitágoras e Universidade CEUMA que atuarão como colaboradores no atendimento das demandas identificadas e encaminhadas pelas varas especializadas de São Luís e a Casa Abrigo de Mulheres.

ASSISTÊNCIA PSICOLÓGICA

“Queremos chamar a atenção para as especificidades desse tipo de atendimento psicológico, a partir de um contato mais próximo desses grupos com a rede de profissionais que conhecem as condutas apropriadas para o apoio integral ao público de mulheres vitimizadas e seus dependentes”, explica o desembargador Cleones Carvalho Cunha, presidente da CEMULHER, responsável por implementar a Política Judiciária Estadual de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra as Mulheres.

A ESMAM dará suporte na capacitação e certificação dos participantes, com o apoio da Divisão de Projetos e Desenvolvimento Institucional e da Supervisão da Plataforma de Educação à Distância (EAD-ESMAM), onde serão ministradas as aulas online com duração de 8 horas para cada grupo, totalizando 200 inscritos.

De acordo com a programação, as turmas estão distribuídas em dois períodos. O grupo da de estagiários e profissionais do curso de Psicologia do CEUMA participa da capacitação nos dias 4 e 5 de maio, das 14h às 18h. Já estagiários da Faculdade Pitágoras, serão treinados nos dias 6 e 7 de maio, cumprindo a mesma carga horária. As atividades serão acompanhadas pelo Coordenador Administrativo da CEMULHER, Arthur Darub Alves.  

VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA E OS PALESTRANTES

CURSO DE PSICOLOGIA - UNIVERSIDADE CEUMA

PROGRAMAÇÃO

CURSO DE PSICOLOGIA - FACULDADE PITÁGORAS

PROGRAMAÇÃO


(esmam@tjma.jus.br)

Facebook - @esmam.tjma

Instagram - esmam_tjma

GALERIA DE FOTOS